Durante a manhã e tarde de hoje (23), aconteceram baterias das repescagens femininas e masculinas, assim como algumas rodadas principais, diminuindo cada vez mais o seleto grupo de competidores com chances de batalhar pelas duas vagas extras que garantem a presença nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Bateria da repescagem 9: o começo de um sonho

bateria
Foto: Sean Evans/ISA

Com apenas os irmãos Pupo de brasileiros tendo sobrevivido na competição até aqui, a esperança da vaga pertencer ao Brasil recaiu neles. Quando a nona repescagem aconteceu, o torcedor verde-amarelo pôde sonhar: apesar de um mar com condições questionáveis, Miguel Pupo, o primeiro a competir entre os dois, fez 8.67 na somatória e liderou a bateria. Para Samuel, as coisas não foram muito diferentes. O caçula conquistou 13.70 e também foi o primeiro colocado de sua bateria.

Bateria da repescagem 10: não foi dessa vez para o Brasil

bateria
Foto: Sean Evans/ISA

Mas como a felicidade de pobre dura pouco, os torcedores brasileiros logo caíram em tristeza. Na repescagem 10, Miguel foi eliminado por uma diferença de 0.43 pontos. Como se estivesse acompanhando o irmão, Samuel também não conseguiu se classificar para a próxima repescagem. Com um mar mais uma vez flat durante a maior parte da bateria, ele fez apenas 2.50 pontos e levou a pior no mata-mata.

Baterias de amanhã: masculino e feminino

A repescagem 11 está prevista para acontecer amanhã e conta com Jackson Baker (AUS), Kolohe Andino (EUA) e Ketut Agus e Rio Waida, tanto um quanto o outro representando a bandeira indonésia.

No evento principal da divisão masculina, competem por uma vaga direta para a final os surfistas Kanoa Igarashi (JPN), Lucca Mesinas (PER), Guilherme Fonseca (POR) e Nat Young (EUA).

Na divisão feminina, as surfistas que estão na última rodada do evento principal são as atletas Teresa Bonvalot (POR), Kirra Pinkerton (EUA), Pauline Ado (FRA) e Daniella Rosas (PER). Já no mata-mata, quem sobreviveu foi Sally Fitzgibbons e Sophie McCulloch, as duas australianas, e também Yolanda Hopkins (POR) e Rachel Presti (ALE).

bateria
Foto: Ben Reed/ISA

Amanhã será o último dia de baterias: a competição irá se encerrar com as repescagens e rodadas principais restantes nas duas categorias, tanto feminino quanto masculino, e decidirá quem serão os vencedores das vagas extras nas Olímpiadas.

Na divisão masculina as baterias previstas são: repescagem 11 e 12; rodada 7; final. Na divisão feminina, são: repescagem 9 e 10; rodada 6; final. Vale lembrar que os dois primeiros atletas colocados avançam, e os dois últimos, caem.

Outro lembrete: a edição do ISA Games de 2024 ainda concederá uma segunda chance ao países, dentre eles o Brasil, que não conseguiu a vaga na edição de 2022.

Quer saber como foram o sexto dia de competições? Venha dar uma olhada nessa matéria. Caso tenha interesse em saber dos dias anteriores, leia essa aqui.

Foto em destaque: Sean Evans/ISA

Tayná Freitas

Escritora e jornalista nas horas vagas, fã de esporte em tempo integral - Jornalismo/UFG