Está acontecendo entre os dias 1º e oito de novembro o penúltimo evento do Challenger Series, o Corona Saquarema Pro, sediado no pico de Itaúna, em Saquarema, Rio de Janeiro. A rodada dos 96 masculina foi a primeira a ter início e ainda está em progresso. Até agora, competiram vinte e dois brasileiros, dentre eles, Gabriel Medina.
Corona Saquarema Pro: baterias do primeiro dia

A bateria que abriu o dia contou com a presença de dois brasileiros: Jadson André e Douglas Silva, e os dois se classificaram sem delongas para a próxima fase, fugindo da eliminação. O veterano do circuito de elite liderou a bateria, com 13 pontos redondos. Douglas seguiu logo atrás, com 10.43.
E no clima de avances brasileiros, João Chianca, mais conhecido como Chumbinho, desbancou um australiano, um japonês e um estadunidense em sua bateria e passou com sucesso para a próxima rodada, com uma pontuação de 12.73.
O próximo brasileiro a avançar de fase foi Marcos Correa. Já Alejo Muniz não conseguiu ter a mesma sorte. Na oitava bateria, quando dois brasileiros competiram contra gringos, Gabriel Klaussner caiu, mas o tricamepão Gabriel Medina liderou com 12.50 pontos. O mesmo feito aconteceu momentos depois, quando Raoni Monteiro foi eliminado e Michael Rodrigues avançou, também liderando na pontuação.
A bateria 11 veio recheada de Brasil, com três competidores da terra verde-amarela, mas deles, apenas Deivid Silva conseguiu garantir um lugar na próxima fase. Na bateria seguinte, Miguel Pupo entrou na água, além de Philippe Neves, mas apenas o Pupo mais velho conseguiu uma vaga.
DVD avança com a maior nota do dia até aqui! 8.17 pra ele!?
Assista ao #CoronaSaquaremaPro apresentado por Banco do Brasil ao vivo em https://t.co/hRoBt09QSY! #WSLBrasil pic.twitter.com/wSEv9lM76g
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) November 1, 2022
Caio Ibelli também avançou, em contraste com seu companheiro de bateria Leo Casal. Na décima quarta bateria, já se encaminhando para o final, em uma competição acirrada, Edward Groggia foi o único que angariou pontos suficientes. O líder da bateria foi o argentino Marco Giorgi, com 12.84. Groggia obteve 11.90, enquanto Peterson Crisanto teve 11.34 e Matheus Herdy, 10.16.
Na penúltima bateria, Lucas Silveira conseguiu por muita pouca diferença nota suficiente para segurar um avanço para a rodada dos 48. Com 10.97, ele avançou sobre o peruano Alonso Correa, com 10.93, ficou atrás do australiano Morgan Cibilic (11.50).
Os últimos a entrarem na água e buscarem por ondas no pico de Itaúna no primeiro dia de competições em Saquarema contaram com um brasileiro entre eles, Wiggolly Dantas, que foi o primeiro colocado em pontuação, em 13.86.
Segundo dia
Com um day-off para o segundo dia da janela do Corona Saquarema Pro, as baterias estão em espera. Acompanhe o evento e as chamadas pelas redes sociais da World Surf League. A transmissão é feita pelo aplicativo da WSL e pelo canal oficial da organização no Youtube.
DAY OFF! ❌
Próxima chamada: amanhã às 7am! https://t.co/8T12Qbj1e6
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) November 2, 2022
Foto destaque: Prefeitura de Saquarema