A partir da próxima quarta-feira (19), a quinta etapa do CT, em Margaret River, na Austrália, terá seu início. Vale destacar que a competição será um verdadeiro divisor de águas. Isso porque haverá a nota de corte após o fim do campeonato.

Dessa forma, os 14 piores surfistas não seguirão a competição e vão se preparar para disputar o Challanger Series, a fim de se manter na elite do surfe. Já no feminino, o corte vai abranger oito surfistas.

Vejamos agora algumas curiosidades a respeito da etapa de Margaret River.

Brasileiros na disputa

Ao todo, serão nove surfistas brasileiros que entrarão na disputa em Margaret River. Sendo que oito homens (João Chianca, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Michael Rodrigues, Caio Ibelli, Yago Dora, Samuel Pupo) e apenas uma mulher, Tatiana Weston-Webb. 

Quem não disputa a etapa, pois seguem tratando de lesão, é Miguel Pupo e também Jadson André.

Na ocasião, Pupo se lesionou na bateria contra o havaiano Ian Gentil em Portugal. Após avaliação médica, constatou-se ruptura do ligamento do tornozelo. Por meio das redes sociais, o surfista anunciou que não estará presente na etapa de Margaret River:

Muito triste em anunciar que não irei competir a próxima etapa da wsl em margaret river. Fiz tudo que estava ao meu alcance para retornar o mais rapído possível, infelizmente não temos como driblar o tempo todo e meu corpo precisa de mais tempo para retornar ao 100%.

Obrigado a toda minha equipe que acompanhou de perto todo esse processo, meus patrocinadores pelo apoio incondicional, minha família pelo carinho e em especial a Bruna Grano (fisioterapeuta) minha fiel escudeira que deu 1000% todos esses dias.

Amanhã estou retornando ao brasil para seguir tratando e espero vestir a lycra de competição logo mais”, encerrou Miguel.

Enquanto isso, a situação de Jadson André é ainda mais grave, a lesão do atleta o tirou fora de todo restante da temporada. Na ocasião, o surfista sofreu uma ruptura parcial no ligamento colateral medial do joelho direito. O lado bom é que não precisa passar por nenhum procedimento cirúrgico, mas necessita ficar de repouso.

Lycra amerela

Com a derrota precoce de Jack Robinson em Bells Beach, o brasileiro João Chianca assumiu a liderança do ranking da WSL. Dessa forma, estará vestindo a lycra amarela na etapa de Margaret River.

Maiores vencedores de Margaret River

A competição acontece todo ano desde 1985, mas terminou ficando de fora do Circuito Mundial de surfe nos anos de 1988, 1991 e 1994. No masculino, o australiano Tom Carroll (1986 e 1987) e o havaiano John John Florence (2017 e 2019) venceram a competição em duas oportunidades.

Já no feminino, são três as bicampeãs de Margaret River: as australianas Wendy Botha (1989 e 1990), Pam Burridge (1993 e 1996) e a havaiana Carissa Moore (2013 e 2014).

Sobre a onda

No palco principal do evento, as ondas podem quebrar de dois a 20 pés, na esquerda e para a direita. Sendo que na esquerda, pode proporcionar um tubo bastante pesado.

Baterias

Confira agora as baterias para a etapa de Margaret River. 

Masculino

  1. Ryan Callinan (AUS), Seth Moniz (HAW), Carlos Munoz (COS)
  2. Griffin Colapinto (EUA), Ian Gentil (HAW), Ezekiel Law (HAW)
  3. Ethan Ewing (AUS), Samuel Pupo (BRA), Jacob Willcox (AUS)
  4. Filipe Toledo (BRA), Nat Young (EUA), Reef Heazlewood (AUS)
  5. Jack Robinson (AUS), Jackson Baker (AUS), Jarvis Earle (AUS)
  6. João Chianca (BRA), Liam O’Brien (AUS), indefinido
  7. Caio Ibelli (BRA), Kanoa Igarashi (JAP), Kolohe Andino (EUA)
  8. John John Florence (HAW), Italo Ferreira (BRA), Jake Marshall (EUA)
  9. Yago Dora (BRA), Rio Waida (IND), Maxime Huscenot (FRA)
  10. Leonardo Fioravanti (ITA), Jordy Smith (AFR), Michael Rodrigues (BRA)
  11. Gabriel Medina (BRA), Callum Robson (AUS), Barron Mamiya (HAW)
  12. Connor O’Leary (AUS), Matthew McGillivray (AFR), Kelly Slater (EUA)

Feminino 

  1. Carissa Moore (HAW), Isabela Nichols (AUS), Sophie McCulloch (AUS)
  2. Tyler Wright (AUS), Macy Callaghan (AUS), Johanne Defay (FRA)
  3. Molly Picklum (AUS), Brisa Hennessy (COS), indefinido
  4. Caitlin Simmers (EUA), Stephanie Gilmore (AUS) , Lakey Peterson (EUA)
  5. Tatiana Weston-Webb (BRA), Bettylou Sakura Johnson (HAW), Courtney Conlogue (EUA)
  6. Caroline Marks (EUA), Gabriela Bryan (HAW), Sally Fitzgibbons (AUS)