No início de setembro de 2022, o mundo conheceu o mais novo campeão do Circuito Mundial de Surf. O paulista Filipe Toledo, que se juntou aos seus compatriotas, Gabriel Medina (2014/2018/2021), Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019), na prateleira de brasileiros que já levantaram a taça! O campeão falou com a equipe do Esportelândia. Confira a entrevista exclusiva com Filipe Toledo, campeão mundial de surf em 2022.
Confira os melhores momentos da Final, Filipe Toledo x Italo Ferreira
Entrevista exclusiva com Filipe Toledo
Primeiramente, Filipe Toledo conquistou seu primeiro título mundial em 2022, o local de Ubatuba esperou e batalhou muito por esse momento, que finalmente chegou após bater na trave nos últimos anos. Toledo comentou sobre a sensação de chegar no lugar mais alto do surf:
É um misto de sensações, difícil explicar em palavras. Me sinto feliz, realizado e com a sensação de dever cumprido”, afirmou Filipinho.
Um momento histórico para o Surfe Brasileiro! ??
Se você esbarrasse com o Filipe Toledo na rua HOJE, o que você falaria para ele? ? #WSLBrasil pic.twitter.com/Ie1fk50Giy
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) September 12, 2022
Desempenho de Filipe Toledo na temporada
A trajetória de Filipe em 2022 foi extremamente regular e fulminante, com cinco finais e dois títulos durante a temporada, o camisa 77 chegou como o grande favorito para a WSL Finals. O mais novo campeão fez questão de comentar sobre todo esforço para conquistar a tão sonhado taça:
Depois de toda a dedicação, treinamentos, ansiedade, momentos difíceis, posso dizer que sou o campeão do mundo! É uma alegria que não consigo expressar”, declarou o local de Ubatuba.
A caminhada de Filipe Toledo no Championship Tour! ????#WSLBrasil pic.twitter.com/GzrhcyEMll
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) September 18, 2022
Filipe agradece sua família e equipe
A vida de um surfista profissional de elite é repleta de sacrifícios e desafios, muitas viagens, somadas a distância dos familiares e amigos, são fatores que podem influenciar negativamente no desempenho de qualquer atleta. Sendo assim, Toledo fez questão de agradecer sua família, staff e também a Deus, pela conquista:
Só consigo ser grato a minha família, minha equipe, todas as pessoas envolvidas no processo durante o ano e, claro, a Deus. Sem ele eu não teria conseguido passar por tudo isso e chegar até aqui”, encerrou o campeão mundial.

Projeção de Filipe Toledo para a próxima temporada
De fato, Filipe Toledo sempre entra como um dos favoritos ao título mundial. Agora, com a chancela de atual campeão, o surfista de 27 anos será o cara a ser batido no Tour em 2023. Juntamente com Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Miguel Pupo e outros membros da dominante e temida Brazilian Storm, que conquistou seis, dos últimos oito campeonatos.