Depois de ter ganhado o Circuito Mundial de Elite no ano passado, Filipe Toledo retornou para casa e foi celebrado por multidão em sua cidade natal, Ubatuba, no estado de São Paulo. E agora, dias antes do tour da WSL começar para a temporada de 2023, a prefeita da cidade, Flávia Pascoal, afirma que fará uma estátua de Toledo em homenagem ao surfista pela conquista na Liga Mundial de Surfe.

A nossa cidade é a capital do surfe. Então foi uma festa em 2022 na cidade de Ubatuba em receber o nosso campeão. A gente vai construir uma estátua para homenagear o nosso campeão, que conquistou a WSL, afirmou a prefeita.

Toledo: campeão mundial

toledo
Foto: Thiago Diz/WSL.

Filipe Toledo fez de 2022 o melhor ano de sua carreira até então. Filipinho começou a temporada morno, mas no terceiro evento, MEO Pro Portugal, foi até a final, terminando em segundo lugar para Griffin Colapinto. No entanto, em Bells Beach, a quarta parada do tour, o brasileiro levou a melhor contra os competidores.

Com a somatória de pontos corridos, ele se colocou na liderança da tabela e foi trajado com a lycra amarela para todos os outros eventos da temporada, subindo no pódio mais três vezes antes da final, tendo levado a taça de campeão da parada em águas nacionais, no Oi Rio Pro.

Na Rip Curl WSL Finals, após duas baterias acirradas contra o também brasileiro Italo Ferreira, Toledo assegurou a sua vitória e se consagrou como campeão do mundo e quarto brasileiro a levar o título, que foi seu primeiro.

Primeira parada WSL 2023: Pipeline

billabong pro pipeline 2023
Reprodução: WSL.

O primeiro evento do ano será o Billabong Pro Pipeline, conforme novo sistema da WSL vigente desde 2020. Com um fundo de coral e enormes ondas tubulares, é uma das paradas mais esperadas tanto pelos fãs do esporte quanto pelos próprios surfistas. A janela para o evento abre dia 29 de janeiro e se estende até 10 de fevereiro. Acompanhe pelos canais oficiais da WSL: YouTube, site ou aplicativo oficial da Liga Mundial de Surfe.

Foto em destaque: Thiago Diz/WSL.

Tayná Freitas

Escritora e jornalista nas horas vagas, fã de esporte em tempo integral - Jornalismo/UFG