O brasileiro Filipe Toledo venceu nesta quarta-feira (19) o título de campeão da etapa de Jeffrey’s Bay, na África do Sul. Na final, desbancou o australiano Ethan Ewing, com somatório surpreendente de 18.76 (9.93 + 8.83).

Na ocasião, foi a terceira vez que o brasileiro foi campeão da etapa sul-africana. Com o título, Filipe Toledo agora disparou na liderança do ranking do Circuito Mundial, com 54,980 pontos.

Na segunda colocação tem o vice-campeão de J-Bay, Ethan Ewing (47,815), seguido por Griffin Colapinto (47,540), João Chianca (42,960) e Yago Dora (36,865).

Filipe Toledo nas Olimpíadas

Com o grande feito na África do Sul, Filipinho garante classificação para a disputa das Olimpíadas de 2024, que, para o surfe, vai ser disputado em Teahupo’o, no Taiti. Quem também já garantiu vaga na competição foi a brasileira Tatiana Weston-Webb.

Com a incrível pontuação de 54,980, o atual campeão mundial já não pode mais ser alcançado por nenhum outro surfista brasileiro. Dessa forma, carimbou seu passaporte para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Lembrando que o sufista não esteve presente na primeira edição em que o surfe fez sua estreia nas Olimpíadas. Na ocasião, disputada em Tóquio no ano de 2021.

Após faturar J-Bay, Filipe Toledo alcança outro feito inédito na carreira
Filipe Toledo rindo à toa após tricampeonato em J-Bay. (Foto: Beatriz Ryder/World Surf League)

SHISEIDO Tahiti Pro e WSL Finals

A penúltima etapa do Circuito Mundial de Surfe de 2023 acontece no Taiti, nas ondas de Teahupo’o. O local também vai ser o palco das Olimpíadas de 2024. Após a disputa da etapa, os cinco melhores surfistas do ranking vão partir para Trestles, na Califórnia (EUA), para o WSL Finals, a fim de saber o novo campeão mundial.

O brasileiro Filipe Toledo defende o título, uma vez que venceu em 2022 na final contra Italo Ferreira. Desde 2018 que o Circuito Mundial está dominado por brasileiros campeões mundiais.

Já foi Gabriel Medina em duas oportunidades: 2018 e 2021. Além de Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022). Será que o Brasil carimba mais um título mundial esse ano?

 

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.