Filipe Toledo  é um dos melhores surfistas da atualidade, o paulista de 27 anos acabou de vencer seu primeiro título mundial após uma temporada espetacular, com cinco finais e dois títulos. Toledo mostrou uma grande regularidade em seus resultados e derrotou Ítalo Ferreira  na WSL Finals, em Trestles (EUA), para finalmente levantar o troféu.

Filipe Toledo fala com exclusividade ao Esportelândia

Após terminar 2021 com o vice-campeonato mundial e sua melhor classificação no Tour. Filipe começou a temporada de 2022 como o grande favorito ao troféu, com Ítalo Ferreira, já que o atual campeão Gabriel Medina não iria disputar as primeiras cinco etapas.

Sendo assim, Toledo mostrou uma regularidade incrível, alcançando cinco finais e dois títulos durante o ano. O paulista falou com exclusividade ao Esportelândia sobre como conviveu com as altas expectativas:

“Eu lidei com tudo da forma mais leve e tranquila possível. Em nenhum momento durante o ano eu me deixei levar pelo que as pessoas estavam falando sobre mim”, afirmou o lycra 77.

Filipe revela detalhes sobre críticas

Toda a pressão que envolve um esporte ao nível profissional exige uma grande parte mental. De fato, com a adesão das redes sociais, é muito comum os atletas receberem elogios nos momentos de glórias e opiniões negativas quando suas atuações não conquistam os resultados esperados. Toledo falou um pouco sobre como lidou com algumas críticas:

“Eu tinha um objetivo muito claro na minha mente e não ia deixar que fatores externos que eu não tinha controle algum, me tirassem do caminho. Críticas construtivas são sempre bem vindas, mas algumas delas não são e eu não costumo dar ouvido a elas”, revelou Filipinho.

Título em Teahupo’o ainda é um sonho para Toledo

A etapa de Teahupo’o, conhecida como “praia dos crânios quebrados”, é uma das mais desafiadoras e perigosas de todo o Tour. Com suas belas ondas tubulares, o evento é um dos favoritos da comunidade do Surf. Filipinho comentou sobre seu resultado no pico esse ano e já fez projeções para um futuro título Taiti:

“Infelizmente não consegui o melhor dos resultados em Teahupoo, mas tenho consciência de que fiz o meu melhor e que quero um dia quero vencer nessa onda tão desafiadora. É um sonho, com certeza!”, encerrou o campeão mundial.

Teahupo’o 2022

O primeiro título de Filipinho no Taiti ainda não veio, mas com toda certeza, o local de Ubatuba torceu e vibrou muito por seu amigo Miguel Pupo , que conquistou o campeonato nesta temporada e levantou o primeiro troféu de sua carreira no Tour, após dez anos na elite do Surf.

Foto Destaque: WSL/ Beatriz Ryder.