O circuito mundial da temporada de 2025 tem grandes ausências já confirmadas, como Gabriel Medina e John John Florence. No entanto, esse dever ser um dos anos com menos campeões da história recente.

Isso não se resume apenas ao tour masculino da WSL. Na categoria feminina, temos 12 títulos mundiais a menos sem Stephanie Gilmore e Carissa Moore.

Sem Gabriel Medina e outras estrelas! Temporada de 2025 é a mais desfalcada da WSL

A temporada de 2025 tem tudo para ser uma das mais equilibradas da história na luta pelo título mundial. Apesar do começo forte de Italo Ferreira e Caitlin Simmers, ainda tem muita coisa para acontecer.

O histórico recente mostra um fato curioso na categoria masculina. A WSL perdeu seus três principais campeões de uma só vez. Kelly Slater (11 títulos) se aposentou, Gabriel Medina se lesionou (3 títulos) e John John Florence tirou um ano sabático (3 títulos).

Kelly Slater acredita que John John deveria ter mais títulos que Gabriel Medina
John John Florence, Gabriel Medina e Kelly Slater eram os maiores campeões em atividade [WSL]
Só nessa brincadeira, já se foram 17 títulos mundiais. Agora vamos contar as ausências de Carissa Moore (5 títulos) e Stephanie Gilmore (8 títulos). Somando tudo, são 30 títulos.

Essa já pode ser considerada a temporada mais desfalcada de títulos da história recente da WSL.

Dessa forma, na categoria masculina, apenas Italo Ferreira e Filipe Toledo são os atletas que sabem o gosto de ser campeão mundial. Entre as mulheres, temos Tyler Wright, Caroline Marks e Caitlin Simmers.

Campeã mundial da WSL, Caitlin Simmers ganhou mais que John John Florence em 2024
John John Florence e Caitlin Simmers no WSL Finals [Tony Heff/WSL]

2025 é a chance para os jovens brilharem?

O WSL Finals em Fiji aguarda os cinco melhores homens e as cinco melhores mulheres da temporada para disputar a decisão pelo título mundial de 2025.

Na categoria masculina, Filipe Toledo é favorito para chegar ao Finals, mas não para ganhar nas ondas tubulares. Já Italo Ferreira é quem tem mais chance de frear um título inédito, principalmente pelo ótimo começo de ano e a afinidade com esse tipo de onda.

Por outro lado, nomes como Jack Robinson e Ethan Ewing aparecem sempre entre os favoritos e podem surpreender em Fiji, conquistando o primeiro título para um surfista australiano desde 2013, quando Mick Fanning conquistou seu último troféu.

Sem Gabriel Medina, John John e +! WSL vive ano mais vazio de sua história
Jack Robinson e Leandro Dora, seu treinador [WSL/Beatriz Ryder]
Na categoria feminina, Caitlin Simmers e Caroline Marks provavelmente devem estar no Finals. Caso Tyler Wright também consiga sua vaga para o evento decisivo, a chance de uma campeã inédita diminui. Porém, Molly Picklum e Tatiana Weston-Webb podem surpreender.

No fim, mesmo sem tantos nomes conhecidos, a temporada promete muitas surpresas e brilho para os jovens e também alguns veteranos que seguem na luta por mais títulos.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia: