O Haleiwa Challenger, evento que define as últimas vagas na elite do Surf em 2023, tomou nesta quinta-feira (1), um rumo de afunilamento. Com 16 baterias realizadas, conhecemos às quartas de final da última e derradeira etapa e também mais alguns classificados que vão marcar presença no Tour na próxima temporada.

Derrotas em massa dos brasileiros

As oitavas de final do Haleiwa Challenger foram cruéis com os representantes brasileiros, o país tinha um total de oito surfistas ainda vivos na competição. No entanto, sete eliminações tupiniquins marcaram o dia.

Primeiro, foi a vez de João Chianca dar adeus a competição. O Chumbinho perdeu para o italiano Léo Fioravanti, juntamente com Lucas Silveira, que também acabou eliminado na mesma bateria.

Em seguida Samuel Pupo, o top da elite cometeu uma interferência na bateria e acabou derrotado por Michael Rodrigues, único brasileiro ainda vivo da disputa.

Matheus Herdy também caiu na água e saiu derrotado, a jovem promessa viu suas chances de chegar ao tour em 2023 sucumbirem diante de Imaikalani DeVault que segue na briga pela classificação.

Já no feminino, as brasileiras Anne dos Santos, Sophia Medina e Luana Silva, não conseguiram um bom desempenho, todas terminaram na última colocação em suas baterias. Sendo assim, Tatiana Weston-Webb segue como a única representante do Brasil no Tour em 2023.

Michael Rodrigues segue na briga

A único vitória brasileira do dia veio por parte de Michael Rodrigues, que bateu em sua bateria Samuel Pupo, o francês Gatien Delahaye e o australiano Mikey McDonagh.

A bateria foi bem equilibrada, Michael e Samuel Pupo lideravam até os minutos finais, quando Pupo cometeu uma interferência e manteve Gatien vivo no evento e ainda brigando pela vaga no Tour. Rodrigues avançou em primeiro com o francês em segundo, acabando na eliminação de Samuel.

Surfistas garantem vaga na elite

Esta quinta-feira também foi dia de alguns surfistas garantirem suas vagas no Tour em 2023. Foi o caso de Iam Gentil

E também Maxime Huscenot

Chumbinho e Michael podem garantir vaga nesta sexta-feira (2)

De fato, a eliminação de João Chianca atrasou sua classificação ao Tour da temporada de 2023. Agora, o brasileiro precisa torcer para tropeços de seus rivais e só uma combinação improvável pode tirar sua vaga.

Michael Rodrigues, precisa apenas vencer sua próxima bateria. Assim, chegará às semifinais do Haleiwa Challenger, resultado necessário para garantir sua volta ao Tour. Porém, a missão de Michael não deve ser nada fácil, já que ele terá pela frente o bicampeão mundial John John Florence em sua bateria.

Haleiwa Challenger

Haleiwa Challenger: Michael Rodrigues segue vivo
Haleiwa Challenger, evento derradeiro da temporada. Foto: WSL.

A próxima chamada para o Haleiwa Challenger acontece nesta sexta-feira (1), às 14h30 com provável início para o dia das finais às 15h05.

Foto Destaque: Divulgação Instagram/MichaelRodrigues85.