O campeão mundial de surfe e campeão olímpico Italo Ferreira inaugurou nesta quinta-feira (27), um instituto que leva seu nome em sua cidade natal, Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. O objetivo do atleta é poder alcançar até 500 crianças da comunidade por ano, além das 72 que já são atendidas pela organização.

Essa foi apenas a primeira fase de renovação do instituto a ser concluída, disponibilizando em um espaço de 400m², que permitirá a oferta de aulas de idioma, informática, sustentabilidade e meio ambiente, apoio educacional, mantendo sempre as atividades físicas como um dos pontos principais da instituição.

Até que toda a reforma seja concluída, será oferecido às crianças e aos jovens que já estão matriculados atividades de psicomotricidade, coordenação motora, atenção, concentração através de movimentos, atividades recreativas, ritmos, conexão e ambientação com o meio ambiente e o meio líquido (mar). 

Instituto Italo Ferreira: o sonho se tornando realidade

instituto
Foto: IF15 Sports.

Sempre foi o meu sonho poder contribuir mais com o lugar onde nasci e cresci e onde quero continuar vivendo, e o Instituto Italo Ferreira é minha forma de garantir que outros jovens tenham as mesmas oportunidades que eu tive, para que também realizem seus sonhos, construa novas oportunidades de vida. A intenção é impactar diretamente na perspectiva das crianças, fornecendo ferramentas para que elas possam construir um futuro diferente daquele a que estão predestinadas”, disse Italo.

Um dos objetivos do Instituto é promover a mudança social na vida e realidade das crianças que são atendidas por meio do esporte. Portanto, o ensino da teoria e prática de surfe é intrínseco para o alcance desse alvo.

O sonho nutrido pelo campeão olímpico está tomando forma na casa onde ele e sua irmã Pollyanna, que é diretora administrativa da organização, foram criados. Com o patrocínio de companhias e marcas como BV, ADCOS, Billabong e da assessoria que gerencia a carreira de Italo, a IF15 Sports, o Instituto tem como presidente e vice os pais do surfista, Luizinho e Katiana, respectivamente.

Este é um local muito significativo para nós, pois era a casa de nossa avó, onde vivemos momentos muito especiais que ficaram guardados na memória, e temos certeza de que ela ficaria imensamente orgulhosa das histórias que serão construídas aqui no instituto“, afirmou Pollyanna.

A diretora administrativa lembra que para que a criança esteja ativa e participando do projeto ela precisa alcançar alguns requisitos, dentre eles, pelo menos 60% de frequência escolar. 

 A previsão para que o Instituto Italo Ferreira esteja em completa operação, com todas as obras finalizadas, é até o início de 2023.

Foto destaque: Reprodução/Italo Ferreira

Tayná Freitas

Escritora e jornalista nas horas vagas, fã de esporte em tempo integral - Jornalismo/UFG