Na última semana, a Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou que o local e data do ISA Games 2023 já estão definidos, por meio de seu site e redes sociais.

El Salvador vai novamente receber os melhores surfistas do mundo que competem por vagas nas Olimpíadas de Paris, prevista para acontecer entre os dias 26 de julho a 11 de agosto.  Com a competição a ser sediada nos picos de El Sunzal e La Bocana, estarão disponível para conquista quatro vagas olímpicas.

O ISA Games de 2023 tem janela marcada para os dias de 30 de maio até 7 de junho e classificará os primeiros colocados dos continentes asiático, oceânico, africano e europeu. O próximo evento organizado pelo ISA que classificará atletas para as Olimpíadas de Paris é a edição do ISA Games de 2024, que aceitará candidatos às cinco vagas masculinas e sete femininas de todo o mundo, sem exceção.

ISA Games 2022

A última edição do ISA Games aconteceu entre os dias 16 e 24 de setembro, consagrando ao primeiro colocado de cada divisão (masculina e feminina) uma vaga na busca pelo ouro olímpico.

O campeão masculino foi o japonês Kanoa Igarashi, enquanto na divisão feminina, quem levou a taça foi a estadunidense Kirra Pinkerton.

isa games
Foto: Pablo Franco/ISA

O brasil contou com seis surfistas na disputa, mas nenhum deles conseguiu chegar à final. Confira aqui o último dia de evento para os brasileiros.

Além do ISA Games: Eventos classificatórios para as Olimpíadas

A escolha de atletas a competirem no evento olímpico que será sediado na França é feito pela classificação distribuída ao longo de diversos eventos de cunho mundial.

O Circuito de Elite da Liga Mundial de Surfe (WSL) de 2023 será responsável por qualificar os dez primeiros surfistas na divisão masculina e as oito primeiras atletas no circuito feminino.

O Pan-Americano de 2023 também será uma das formas de escolher atletas a participaram da competição olímpica, e, conforme localidade do evento, classificará apenas o primeiro lugar da categoria tanto feminina quanto masculina, que serão compostos apenas por surfistas nascidos no continente americano.

isa games
Divulgação: Pan Americano 2023

Justamente por isso, o ISA Games de 2023 não admitirá atletas provenientes do continente das Américas.

Além disso, ainda há o critério do país anfitrião. Um homem e uma mulher de nacionalidade francesa tem o direito de uma vaga garantida nas Olimpíadas. Caso um dos atletas ou os dois já tenham se classificado, a vaga será remanejada para o próximo atleta melhor colocado no ISA Games de 2024.

A última forma de conseguir entrar na competição olímpica é pelo critério de universalidade da organização do evento mundial, voltado para países pequenos.

Foto em destaque: Ben Reed/ISA

Tayná Freitas

Escritora e jornalista nas horas vagas, fã de esporte em tempo integral - Jornalismo/UFG