Antes de mais nada, o surfista havaiano John John Florence usou as redes sociais para anunciar na noite da última terça-feira (7) que está fora de duas etapas da WSL. Isso se dá graças a uma lesão no ligamento médio do joelho, descoberta durante a etapa de G-Land da WSL.

Portanto, Florence provavelmente perderá as próximas duas etapas da WSL. A primeira sendo a Surf City El Salvador Pro, em El Salvador, Argentina. E a segunda, será a Oi Rio Pro, em Saquarema, Rio de Janeiro.

Histórico de lesões de John John Florence

Em suma, este não é a 1ª vez que John John Florence tem problemas com seu joelho esquerdo. Assim, o bicampeão mundial foi submetido a uma cirurgia no local em maio de 2021, três meses antes das Olimpíadas de Tóquio. Ficou estes três meses parado, porém não abriu mão de disputar os jogos. Portanto, foi um dos representantes dos Estados Unidos. Contudo, não chegou em forma, e acabou sendo eliminado nas oitavas de final para o compatriota Kolohe Andino.

Quase um ano depois, Florence volta a sofrer com este joelho. Na última etapa da WSL, na Indonésia, o surfista relatou que estava sentindo um incômodo na região. Graças a este incômodo, não conseguiu dar tudo de si na água e acabou eliminado nas oitavas de final para o brasileiro Jadson André. E nesta terça-feira (7), o surfista fez o anuncio nas suas redes sociais:

“Eu descobri ontem que a dor que eu senti durante G-Land era uma lesão do ligamento colateral (no joelho), que aconteceu durante a competição.

É uma notícia ruim para mim, mas significa que terei oficialmente que deixar o evento de El Salvador e provavelmente do Brasil também.

Desta vez doeu, mas sempre haverão momentos imprevisíveis que fogem do nosso controle, resta reagir a eles da melhor forma que pudermos.

Obrigado por todo o apoio e as mensagens recebidas nos últimos dias.”

Situação da WSL com esta lesão

Atualmente, John John Florence está em 3º lugar no ranking da WSL, com 26.695 pontos. Assim, o havaiano está apenas atrás de Filipe Toledo e Jack Robinson, respectivamente. Em suma, a cada etapa que ele não participar devido a lesão, Florence receberá 265 pontos. Vale lembrar que, ao final das 10 etapas, a menor e a maior pontuação são descartada.

Portanto, a preocupação para John John Florence seria perder a etapa do Brasil. Já que, neste caso, mesmo com o descarte de notas, ele ainda teria 265 pontos somados (o que é uma pontuação simbólica, portanto muito baixa). Neste caso, o surfista bicampeão mundial em 2016 e 2017 poderia perder de uma a três posições no ranking, a depender do resultado de seus adversários.

Foto destaque: Divulgação/Olympics

João Victor Freire

Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire