Com a vitória decidida nas direitas do pico de First Point, em Malibu, por meio do evento Cuervo Classic Malibu Longboard Championship, o australiano Harrison Roach e a estadunidense Soleil Errico se consagraram os campeões da edição de 2022 do Longboard Tour da WSL.

Na divisão masculina, Kaniela Stewart (HAV) foi quem ficou em segundo lugar, após uma bateria acirrada contra Roach (AUS). O campeão terminou com um somatório de 15.93 pontos, uma vantagem de 0.36 que garantiu ao australiano a vitória contra Kaniela, que terminou a final com 15.57.

Já na seção feminina, Soleil (EUA) levou a melhor em cima da também havaiana Sophia Culhane. Na bateria dessa final, a vitória teve uma vantagem mais espaçosa. Sophia (HAV) fez apenas 13.00 pontos, contra uma somatória forte de Soleil (EUA), que levantou o troféu mais pesado com 17.04 pontos, na soma de duas ondas acima dos oito pontos (8.67 e 8.37).

O Campeonato Mundial de Longboard da WSL de 2022 contou com três eventos: o GWM Sidney Surf Pro WLT, apresentado pela Rip Curl na Austrália, que aconteceu em maio; o VANS Duct Tape Invitational, que tomou lugar em Huntington Beach, na Califórnia, em agosto; e agora o Cuervo Classic Malibu Longboard Championship, também na Califórnia, mas em Malibu.

Brasil no Longboard Tour

Na competição, Phil Rajzman era o único brasileiro na divisão masculina em busca do pódio, mas o surfista caiu nas eliminatórias. Na divisão feminina, quem entrou na água representando a bandeira nacional foi a atleta Chloe Calmon, que seguiu invicta até as quartas de finais, quando acabou perdendo para Mason Schremmer (EUA).

Chloe Calmon, a quinta colocada no LT de 2022

longboard chloe calmon
Foto: reprodução WSL Brasil, no Twitter.

Terminando o ano em quinto lugar, Chloe Calmon (BRA) alcançou 8,645 pontos corridos em três eventos, tendo competido em onze baterias distribuídas nos eventos ao longo do ano. Esse não foi seu melhor ano.

Sua primeira temporada no tour da WSL de Longboard foi em 2010, e desde então, Chloe vem competindo tanto em etapas do campeonato mundial quanto em campeonatos regionais. Em 2021, ela foi campeã do regional, o Saquarema Surf Festival Longboard Pro.

Já no mundial, a melhor temporada que a surfista brasileira fez foi na edição de 2019, quando terminou o ano em segundo lugar, contabilizando 18,500 pontos corridos, tendo ganhado dois dos quatro eventos do ano. E, junto à isso, no regional de 2019, Chloe também foi a campeã do ano.

Porém, foi lá em 2014 que a carioca fez a sua marca de maior somatória nos campeonatos da WSL: um total de 18.65 pontos em uma bateria.

Calendário Longboard Tour 2023

WSL liberou o calendário com os eventos e janelas do campeonato mundial de Longboard que estão previstos para acontecer no ano seguinte. Em 2023, serão quatro etapas, mas apenas três foram outorgadas até então.

Bells Beach Longboard Classic, em Victoria, Austrália: janela de 30 de agosto a 2 de setembro.

Surf City El Salvador Longboard Classic, em El Sunzal, El Salvador: janela de 19 a 25 de setembro.

Malibu Longboard Championship, na Califórnia, Estados Unidos: janela de 3 a 13 de outubro.

Foto em destaque: Beatriz Ryder/WSL.

Tayná Freitas

Escritora e jornalista nas horas vagas, fã de esporte em tempo integral - Jornalismo/UFG