Se tem Brasil na água, tem emoção. Não foi diferente pelas oitavas de final do Challenger Series em Ericeira. O penúltimo evento da divisão de acesso foi palco neste sábado do confronto entre Michael Rodrigues e Mateus Herdy.

Os brasileiros foram os únicos representantes do país neste dia de competições em Portugal. Deivid Silva e Luana Silva já estão garantidos nas quartas de final.

Mateus Herdy e Michael Rodrigues fazem duelo emocionante

Mateus Herdy vira no último segundo e se aproxima do sonho mundial
WSL/Pierre Tostee.

Os brasileiros entraram na primeira bateria do dia em Portugal com condições desafiadoras. Se faltaram ondas boas, não faltou emoção no duelo entre Mateus Herdy e Michael Rodrigues.

Em um começo devagar, Michael saiu na frente enquanto Mateus foi mais paciente. Rodrigues assumiu a liderança com um somatório baixo, enquanto Herdy esperou vinte minutos para sua primeira atuação.

No entanto, a espera valeu a pena, o catarinense fez uma onda potente e com várias manobras, garantindo assim um 6.67. Logo depois, Mateus Herdy entrou em mais uma e anotou 5.67, assumindo a liderança da bateria.

Michael precisava de nota e com quatro minutos para o fim da bateria fez a melhor performance do confronto, arrancando 8.33 e assumindo a ponta.

Herdy ficou precisando de 6.17 e nos últimos segundos a prioridade era de Mike. O cearense entrou em uma onda ruim e Mateus conseguiu uma oportunidade no último segundo. O jovem não desperdiçou e fez 6.83, vencendo o duelo decisivo.

Mateus Herdy perto do Top 10 da divisão de acesso

Mateus Herdy
Damien Poullenot/World Surf League

A vitória de Mateus Herdy garantiu ao brasileiro a décima primeira colocação do ranking do Challenger Series, a divisão de acesso da WSL. O catarinense ainda pode subir caso siga avançando.

Michael Rodrigues, que ficou pelo caminho, terminou com a décima segunda colocação no ranking, podendo ser ainda ultrapassado em caso de resultados específicos.

Finals Day em Portugal

Luana Silva consegue resultado impressionante em Ericeira
Foto: Pat Nolan/World Surf League)

O dia decisivo do evento vai acontecer neste domingo (8), o Brasil tem três nomes ainda vivos na competição, Luana Silva no feminino, Deivid Silva e Mateus Herdy no masculino.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.