O problema em Teahupo’o com a nova torre para os juízes vem sendo amplamente discutido no mundo do surf. Medina, Toledo e Italo Ferreira são nomes que participaram de protestos contra a estrutura.

O COJO (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos) exigiu uma nova torre, diferente da que a WSL usa em seus eventos. O novo material é de alumínio, enquanto a antiga estrutura é de madeira.

Medina, Toledo e Italo apoiam os protestos

“Vai ficar sinistro quando Medina, Italo e Filipe pararem”, Caio Ibelli faz previsão para o surf brasileiro
WSL/Thiago Diz

Entre muitos surfistas protestando contra a nova estrutura que vem destruindo os corais em Teahupo’o estão os brasileiros campeões mundiais Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira.

Gabriel Medina foi até seus stories nas redes sociais e compartilhou uma imagem sobre a destruição dos corais em Teahupo’o. Italo Ferreira e Jadson André também se manifestaram e postaram fotos nos mesmos corais.

Enquanto isso, o atual bicampeão mundial Filipe Toledo vem sendo bem constante em comentários; o brasileiro já tinha apoiado os protestos em publicações de Matahi Drollet.

Mais recentemente, Carissa Moore também comentou em uma publicação, e o ex-surfista do circuito mundial Jeremy Flores fez um longo texto sobre o assunto, ganhando a aprovação de Kanoa Igarashi, Kelly Slater e Rio Waida nos comentários.

Apesar dos protestos o COJO não pretende mudar os planos

Teahupo’o na marola? Confira a previsão para o evento decisivo no Taiti
A WSL utiliza uma torre de madeira para não prejudicar o ambiente em Teahupo’o. WSL/Poullenot

A ministra dos esportes da França revelou que não existe um plano B para as competições dos jogos Olímpicos e que a torre está no caminho certo:

Estamos no caminho certo. “Estamos no caminho da construção de uma torre nova e com uma dimensão diferente que corresponda ao pedido feito pelos moradores”.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: