Por meio de uma publicação no Instagram, o treinador físico do tricampeão brasileiro Gabriel Medina, Allan Menache, afirmou que o atleta de elite estará de volta às águas entre os dias 1 a 8 de novembro, para competir na etapa Corona Saquarema Pro do Challenger Series da WSL.
@gabrielmedina deverá voltar a vestir a lycra de competição durante no Corona Saquarema Pro, próxima etapa do CS – Challenger Series, que rola de 01 a 08 de novembro, nas ondas de Itaúna. […] Será uma excelente oportunidade para Gabriel colocar em prática todo o treinamento e cuidados tomados ao longo do período de preparação no RJ, Paris e São Paulo. Plenamente recuperado da lesão do joelho esquerdo ocorrida na etapa do CT em Junho, Gabriel vem confiante na busca por um excelente resultado em Saquarema” afirmou Allan, na última postagem de seu Instagram.
Gabriel Medina: fora do CT 2022
O tricampeão começou o ano fora do circuito de elite: após alguns eventos turbulentos em sua vida, ele confirmou a ausência nos eventos iniciais do tour para poder focar na saúde mental, além da recuperação de uma leve lesão no quadril.
?Infelizmente Gabriel Medina está fora tá próxima etapa do mundial de surf que acontece em J-Bay, após sentir o joelho na última bateria. Em ressonância magnética foi diagnosticado uma lesão grau 2 para 3 do ligamento colateral medial do joelho esquerdo. pic.twitter.com/yRwWO2fewb
— Portal Medina (@portalmedinabr) June 25, 2022
Porém, após alguns meses, o surfista voltou à competir em busca do seu quarto título mundial, mas uma lesão no ligamento do joelho esquerdo, ocasionada pelo encontro do joelho contra a prancha durante uma bateria de repescagem contra o australiano Callum Robson, no evento Oi Rio Pro.
Por conta disso, a lycra número 10, mais uma vez, esteve de fora das etapas que levam à briga pelo título de melhor surfista do mundo. Porém, após se recuperar, Medina tem treinado para voltar à sua forma e recuperar o tempo que investiu em sua recuperação.
?| Gabriel Medina via Instagram stories
? Lucas Balbino pic.twitter.com/16lgVoKEVD— Portal Medina (@portalmedinabr) October 13, 2022
Atualmente, a posição de Medina no ranking da WSL é de 24° colocado. O atleta participou de apenas três dos dez eventos sediados pela liga mundial, tendo se qualificado em terceiro lugar em dois (Quicksilver Pro G-Land e Surf City El Salvador Pro). A terceira etapa que contou com a presença do atleta foi a Oi Rio Pro, onde ele foi eliminado cedo e ficou em 17° lugar.
Corona Saquarema Pro
O evento que será sediado no pico de Itaúna, em Saquarema, Rio de Janeiro, é o sexto evento de sete do Challenger Series de 2022. Antes da etapa de Haleiwa, Saquarema Pro será fundamental para que os atletas que já estejam dentro do corte possam solidificar sua posição e se distanciar em pontos dos que buscam por uma vaga tão disputada entre os dez que ingressarão no WCT de 2023.
E, para aqueles que podem sonhar com a linha do corte, tão perto da sua classificação, o evento em águas fluminenses será decisivo para os dar uma chance maior de agarrar e segurar a vaga em Haleiwa.
Dentre os dez classificados até então, o surfista Michael Rodrigues, 8° lugar, é o único brasileiro que tem uma vaga para o CT do ano que vem. Os atletas Alejo Muniz (13° lugar), João Chianca (18° lugar) e Matheus Herdy (19° lugar) são os outros três primeiros no ranking a buscar uma posição que garantirá vaga na briga pelo título mundial.
Ainda sim, alguns outros atletas brasileiros do circuito de elite também irão participar, como os irmãos Pupo (Miguel e Samuel), Jadson André e Caio Ibelli.
A janela para o evento será entre os dias 1 a 8 de novembro, e a transmissão será feita pelo canal, site e aplicativo para dispositivos móveis da WSL.
Foto destaque: reprodução @yanzitx, no Twitter.