Acima de tudo, na noite desta sexta-feira (19), chegou ao fim a etapa de Teahupo’o no Taiti. De fato, Miguel Pupo venceu o local Kauli Vaast em uma final emocionante. Após dez anos na elite do Surf, esse é o primeiro título do brasileiro.

O caminho até a final

Decerto, o dia foi extremamente longo no Taiti, contando com três rounds, quartas, semifinal e final.

Quartas de final: Miguel derrota Kanoa

Miguel começou batalhando contra Kanoa Igarashi. O brasileiro dominou toda sua bateria, não dando chances ao japonês, que chegou até a ameaçar uma reação no final do duelo. Kanoa precisava de um 8.30 para virar. Faltando segundos para o fim o asiático pegou um tubo, mas tirou apenas 6.27.

Semifinal: Kauli e Miguel passam com tranquilidade

Em suma, as baterias das semifinais foram Kelly Slater x Kauli Vaast e Caio Ibelli x Miguel Pupo.

O confronto brasileiro pegou fogo. Caio Ibelli chegou empolgado para o duelo depois de eliminar um dos melhores surfistas até então do campeonato, o experiente convidado Nathan Hedge.

Miguel começou a bateria destemido. Ele abriu vantagem diante de Caio com dois belos tubos. Ibelli respondeu com uma nota 6.17, mas acabou não conseguindo pegar mais nenhuma onda, caindo nas suas oportunidades seguintes. Pupo não perdoou e continuou “On Fire”. Ele saiu de mais dois tubos e somou um 6.83 e outro 6.67 para mandar Caio pra casa.

Do outro lado da chave, a juventude venceu a experiência de uma forma arrasadora. O local Kauli Vaast, de 20 anos, amassou o cinquentão e onze vezes campeão mundial Kelly Slater.

Kelly praticamente boiou durante toda a bateria e pegou só uma onda fraca, enquanto Kauli passeava pelo quintal de sua casa. A diferença de somatório foi bizarra, Vaast somou 17.33 contra, 1.17 de Slater.

Confira os somatórios das semifinais:

Kauli Vaast (FRA) 17.33 x Kelly Slater (EUA) 1.17
Miguel Pupo (BRA) 13.50 x 7.57 Caio Ibelli (BRA)

Final: Miguel Pupo dá show

Em resumo, Miguel começou a bateria com a mesma estratégia das semifinais, o brasileiro pegou várias ondas e foi construindo seu somatório diante do perigoso Kauli.

Miguel tinha duas notas na casa dos 7 pontos e liderava quando Kauli pegou uma bomba da série e fez sua melhor onda um 7,33. Porém, a segunda bomba da série era maior. Miguel veio nela e desfilou por um tubo muito profundo, saindo na baforada para arrancar um 9.00.

Depois disso, Kauli ainda chegou a tirar outra nota na casa dos sete pontos para tentar encostar no placar. Mas Miguel estava determinado e sedento por mais. O brasileiro pegou outro tubo absurdo e arrancou um 8.17 para vencer a bateria e sua primeira etapa no Tour após 10 anos.

Com esse resultado, Miguel termina a temporada na sexta colocação, na porta das Finals. Caio Ibelli ficou na oitava colocação.

Os cinco surfistas classificados para a WSL Finals em Trestles são Filipe Toledo, Jack Robinson, Ethan Ewing, Italo Ferreira e Kanoa Igarashi.

As finais acontecem em Trestles nos Estados Unidos, a janela abre no dia 8 de setembro e vai até o dia 16.

Foto Destaque: PeopleOnTour