No último domingo (6), aconteceu a final da etapa feminina de Pipeline. A pentacampeã mundial Carissa Moore chegou para a disputa como a grande favorita para vencer a competição. No entanto, a jovem e pouco conhecida Moana Jones Wong surpreendeu e derrotou a adversária. Aliás, a surfista local de apenas 22 anos chegou para o evento como convidada e conquistou sua primeira WSL.

Já no masculino, não teve grandes novidades, afinal, o maior surfista da história Kelly Slater saiu como vitorioso da etapa de Pipeline. Em suma, esta é a oitava vez que o norte-americano conquistou o Billabong Pro Pipeline.

Essa foi a primeira etapa do WSL Championship Tour, que Moana Jones Wong participou da competição e já conseguiu faturar o prêmio máximo de 80 mil dólares. Aliás, a última vitória de uma convidada que não fazia parte do grupo das top-17 da elite mundial, tinha sido em 2010 com Tyler Wright.

Além de derrotar Carissa Moore, a havaiana também superou a brasileira e vice-campeã mundial na temporada passada, Tatiana Weston-Webb. Desse modo, a surfista não se intimidou com as famosas e mais experientes adversárias na competição.

Semifinal contra Tyler Wright 

Moana começou a semifinal do mesmo modo que as outras fases da Pipeline, agressiva e indo para cima da adversária. Sendo assim, conquistou de cara as notas 3.17 e 3.67. Logo em seguida, ela conseguiu um 7.67 e trocou a mais baixa. Dessa maneira, Tyler não conseguiu superar a havaiana. Com isso, a jovem se garantiu na final do evento.

Dura missão contra Carissa Moore

Carissa Moore chegou na etapa como em todas competições, sendo a grande favorita para vencer a competição. Além disso, a experiente surfista tinha pela frente uma surfista inexperiente e convidada para o evento. No entanto, surpreendentemente, Moana conseguiu uma incrível vitória com uma grande margem de diferença.

Afinal, fez 14.34, já a norte-americana pontuou apenas 3.73. Sendo assim, Moana estreou no CT com chave de ouro e conquistou sua primeira Billabong Pro Pipeline.

Próximo evento

Por fim, já nesta sexta-feira (11), começa a próxima etapa do Circuito Mundial do Surf, que vai acontecer na Sunset Beach. O evento chamado Hurley Pro Sunset Beach.

Foto destaque: Divulgação/Tony Heff/World Surf League