Depois de ser adiada por dois dias, nesta segunda-feira (27), as oitavas e quartas de final da Oi Rio Pro, em Saquarema, finalmente aconteceram. Em solo brasileiro, o “Brazilian Storm” deu mais um show e conquistou algo histórico. Veja aqui todos os destaques deste dia de competição.

Show dos novatos

Nas duas primeiras baterias, dois jovens brasileiros deram um show e se garantiram nas quartas de final. Logo cedo, Matheus Herdy foi para cima e derrotou o amplo favorito Jack Robinson, o vice-líder do ranking mundial de surfe. Em seguida, foi a vez de Samuel Pupo mostrar seu potencial, o surfista de apenas 21 anos, teve a melhor apresentação desta fase e fez 17 pontos. Sendo assim, eliminou o compatriota Caio Ibelli, que na última sexta-feira (24), pegou um lindo tubo e recebeu uma nota 10.

Favoritos vencem sem problema

O Brazilian Storm dominou as oitavas de final da competição. A dupla Ítalo Ferreira e Felipe Toledo, grandes favoritos para vencer não só a etapa, mas também o mundial, não tiveram grande dificuldade e despacharam Michael Rodrigues e Miguel Tudela. Além deles, o experiente Miguel Pupo também não teve trabalhos para vencer Nat Young.

Australianos e Yago Dora também se classificam

Na sexta bateria do dia, o australiano Connor O’Leary foi o primeiro gringo a se garantir nas quartas de final, que até então, tinha apenas brasileiros. Aliás, o surfista teve a segunda melhor nota do dia, 15.94. Logo em seguida, Yago Dora, o último do Brazilian Storm a ir ao mar, venceu o favorito Ethan Ewing e avançou na competição. Por fim, no último duelo das oitavas, aconteceu uma disputa entre dois atletas da Austrália e Callum Robson bateu o compatriota Jackson Baker.

Duelo de melhores amigos

Os jovens Matheus Herdy e Samuel Pupo, ambos de apenas 21 anos, se enfrentaram na primeira bateria das quartas de final. Dessa maneira, Pupo venceu o amigo por 12.80 a 8.83, e se garantiu na semifinal da etapa.

Ítalo Ferreira vence em virada histórica

Em mais um embate brasileiro, Ítalo Ferreira começou perdendo para Miguel Pupo, que abriu larga vantagem do favorito. Perdendo, a três minutos do término, o campeão olímpico, fez uma bela onda e ganhou um 8.17, exatamente, a nota que o deixava na frente no desempate da melhor nota. Portanto, o potiguar também se classificou para a semifinal da etapa.

Show de Felipe Toledo

Líder do ranking mundial de surfe, Felipe Toledo se mostrou muito a vontade em sua bateria. Assim, logo no início do duelo conseguiu duas boas notas, o que mexeu com o seu adversário, o australiano Connor O’Leary. Desse modo, venceu sem problemas por 15.10 a 8.94 e também avançou de fase.

Yago Dora vence e garante semifinal histórica

Yago Dora dominou a bateria contra Callum Robson do início ao fim. O brasileiro largou na frente e não perdeu o posto. Com isso, venceu sem problemas o australiano e garantiu uma próxima fase histórica. Afinal, pela primeira vez na história quatro brasileiros vão fazer uma semifinal de etapa do Circuito Mundial de Surfe.