Layback Pro: Silvana Lima, ex integrante do CT feminino, e Luan Woods são campeões do QS de Praia Mole, o Layback Pro, em Florianópolis, Santa Catarina. A etapa do QS – qualifying series – era equivalente a 3000 pontos e para a cearense Silvana, foi crucial. A vitória no evento concedeu o acesso tão desejado da surfista ao Challenger Series da WSL.

Para Luan, o resultado também foi muito importante: o catarinense venceu então a sua primeira etapa do QS e se mostrou bem animado com o salto no ranking da WSL na América Latina, tendo saído da 86ª posição para a 29ª.

Semifinais do Layback Pro

No último domingo (12) foram realizadas as semifinais e finais das categorias masculinas e femininas no Layback Pro, etapa do QS de Praia Mole. A primeira bateria do feminino foi uma disputa apertada entre Tainá Hinckel e Sophia Medina. Desse embate, Tainá avançou com 10.27, apenas 0.27 a mais que Sophia.

Na segunda semifinal feminina, Silvana Lima encontrou com a peruana Sol Aguirre, e não foi um confronto com notas apertadas: a brasileira passou para a final com 13.67, contra os 6.87 de Aguirre.

qs de praia mole
Foto por: Marcio David/WSL.

Já nas semis maculinas, Ryan Kainalo e Luan Wood foram os primeiros a entrarem na água, e Luan Wood veio fortíssimo. Com apenas duas ondas surfadas em toda a bateria, o surfista somou um 11.60, resultado da junção de um 4.60 com um 7.00, contra os 10.86 de Kainalo.

Já na segunda bateria, Peterson Crisanto e Krystian Kymerson correram com tudo atrás de ondas que pudessem decisivamente apontar quem seria o atleta a ocupar a outra vaga na final. No fim, Peterson tirou a melhor, com 15.63 (8.50+7.30) contra 15.40 (7.83+7.57) de Krystian.

Finais do QS de Praia Mole

layback pro

Silvana Lima e Tainá Hinckel protagonizaram a final feminina e foi Silvana que se sobressaiu do embate: com 13.60, a cearense somou 7.27+6.33 contra a somatória de 5.93+4.97 de Hinckel, que resultou insuficientemente em 10.60.

Já no masculino, Luan seguiu na maestria da bateria anterior e venceu contra Peterson Crisanto. Com 9.26 (4.73+4.53), Peterson não conseguiu superar os 11.33 (5.83+5.50) do líder da bateria e foi para o segundo lugar, enquanto Luan fez sua primeira vitória em etapa do QS.

Challenger Series

Para o Challenger Series de 2023, estão classificados pelo ranking regional da América Latina seis brasileiros: Ian Gouveia, Lucas Silveira, Ryan Kainalo, Rafael Teixeira, Weslley Dantas, Leo Casal, Krystian Kymerson e Gabriel Klaussner. No feminino, o Brasil conta com Silvana Lima, Isabella Nalu, Sophia Medina, Tainá Hinckel e Kiany Hiakutake.

A primeira etapa do CS de 2023 será dos dias 6 à 13 de maio, em Gold Coast, na Austrália, pelo Boost Mobile Gold Coast Pro. Atualmente, o evento da WSL que está acontecendo é o MEO Pro Portugal. Veja aqui onde assistir o evento.

Tayná Freitas

Escritora e jornalista nas horas vagas, fã de esporte em tempo integral - Jornalismo/UFG