Filipe Toledo e Caroline Marks foram os grandes campeões do circuito mundial da World Surf League em 2023. Enquanto o brasileiro teve mais um ano dominante, a americana surpreendeu o mundo no Finals.

Toledo venceu Ethan Ewing, Caroline Marks superou Tyler Wright e Carissa Moore, mas mesmo assim, para muitos, eles não foram os melhores surfistas do mundo.

Somente um dos brasileiros marca presença na eleição da Stab

Revista australiana esnoba os brasileiros e elege os melhores surfistas de 2023
Ausência de brasileiros na lista da Stab chama muita atenção. WSL/Thiago Diz

A revista Stab, conhecida por esnobar os brasileiros em muitos momentos, promoveu uma votação entre seus leitores e surfistas conhecidos para saber quais foram os melhores de 2023.

Sem surpresa nenhuma, faltaram brasileiros na votação e também entre os melhores de 2023. Veja o ranking da Stab entre os homens.

  1. Nathan Florence – 84
  2. Ethan Ewing – 79,5
  3. Filipe Toledo – 75,5
  4. Harry Bryant – 55
  5. Noa Deane – 49,5
  6. John John Florence – 44 7.
  7. Griffin Colapinto – 35
  8. Mason Ho – 33
  9. Russell Bierke – 29
  10. Shaun Manners – 25,5

O grande vencedor foi Nathan Florence, irmão de John John Florence, que percorreu o mundo em busca dos melhores tubos em ondas, destacando-se em seu canal no YouTube.

Ethan Ewing ficou em segundo lugar, mesmo perdendo um evento em Teahupo’o e sendo derrotado por Filipe Toledo, o terceiro colocado da lista e, pasmem, o único brasileiro entre os top 10.

Apesar do excelente ano de Yago Dora e da surpreendente performance de João Chianca, que terminou em quarto no Finals, nenhum dos dois brasileiros foi reconhecido entre os melhores.

Caitlin Simmers vence entre as mulheres

Revista australiana esnoba os brasileiros e elege os melhores surfistas de 2023
WSL/Poullenot.

O ano de estreia de Caitlin Simmers no circuito mundial foi realmente impressionante. A adolescente de apenas 17 anos venceu dois eventos e liderou a votação feita pela Stab.

Em segundo lugar, temos Carissa Moore, vice-campeã mundial para Caroline Marks, a terceira da lista. Uma repetição se pensarmos em Ethan Ewing na frente de Filipe Toledo entre os homens. Veja o ranking da Stab para as mulheres.

  1. Caitlin Simmers – 165
  2. Carissa Moore – 82
  3. Caroline Marks – 75
  4. Molly Picklum – 71
  5. Stephanie Gilmore – 60,5
  6. Moana Jones-Wong – 57,5
  7. Sierra Kerr – 48
  8. Erin Brooks – 34
  9. Coco Ho – 29
  10. Laura Enever – 28

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: