O Saquarema Surf Festival, evento que ocorreu entre os dias 17 e 23 de outubro, contou com seis competições, sendo quatro campeões brasileiros entre o QS 5.000, o Pro Junior e o Longboard, todos com as suas respectivas divisões femininas e masculinas.
As ondas dos campeões do #SaquaremaSurfFestival! ??
? Parabéns para todos os campeões do torneio e aos surfistas que deram um show ao longo de toda a semana!#WSLBrasil pic.twitter.com/XhkwQoAsV6
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) October 24, 2022
Saquarema Surf Festival: QS 5000
O maior evento da América do Sul sediou uma das etapas da divisão de entrada da WSL, o WQS. O vencedor dessa modalidade conquistaria 5.000 pontos para somar à sua pontuação na tabela mundial e concorrer à chance de vagas para competir no Challenger Series e poder ascender ao circuito de elite.
Na modalidade do QS, quem levou a melhor foi o Peru. Miguel Tudela foi o campeão da divisão masculina, colocando João Chianca, mais conhecido como Chumbinho, na posição de vice por mais um ano.
Miguel Tudela é o grande Campeão do #SaquaremaSurfFestival na categoria QS 5.000 Masculino! ?????♂️
Essa foi a 4ª vitória do peruano em 4 eventos que ele participou no QS Latin America deste ano! ? #WSLBrasil pic.twitter.com/kTtCpV2Khw
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) October 23, 2022
Na seção feminina, a grande surfista da vez foi a peruana Daniella Rosas que levantou o troféu na premiação. A atleta Luana Silva, que recentemente mudou sua bandeira do Havaí para o Brasil nas competições da WSL, ficou em segundo lugar após uma boa bateria.
Daniella Rosas é a grande Campeã do #SaquaremaSurfFestival na categoria QS 5.000 Feminino! ???#WSLBrasil pic.twitter.com/thi61ZQBci
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) October 23, 2022
Pro Junior: deu Brasil

Não teve outra, quem levou todas no Pro Junior foram os atletas da nação verde-amarela. Na divisão feminina, Laura Raupp, uma das promessas do surfe brasileiro feminino, ganhou a competição com direito à muita comemoração. No ano anterior, a vitória não levou seu nome, mas esse ano Raupp tomou seu lugar devido como campeã de Itaúna no Sub-20.
No masculino, Cauã Costa se consagrou bicampeão em anos seguidos do Saquarema Surf Festival ao sair vitorioso da bateria, com 14.70 pontos. Ele competiu a final contra Gabriel Kaussner (BRA, 13.43), Franco Radziunas (ARG, 10.07) e Diego Aguiar (BRA, 8.07).
Saquarema Surf Festival: Longboard
Chloé Calmon é Bicampeã do #SaquaremaSurfFestival na categoria Longboard Feminino! ??? #WSLBrasil pic.twitter.com/679brOc9gn
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) October 23, 2022
A terceira modalidade do Festival também recebeu brasileiros no pódio. Original da cidade do Rio de Janeiro, a carioca Chloé Calmon seguiu como Cauã Costa e se tornou bicampeã no evento. Em sua competição mais recente, a carioca terminou a Cuervo Classic Malibu Longboard Championship em quinto lugar. No masculino, foi o saquaremense Rodrigo Sphaier quem ganhou a final para casa, sendo então dono de um dos quatro troféus levantados por surfistas brasileiras na edição de 2022 do evento.
Foto em destaque: Thiago Diz/213 Sports.