O doping é algo condenador na maioria dos esportes, e as principais entidades e ligas de surf no mundo mantém as fortes diretrizes contra o uso de substâncias que podem ajudar no desempenho de um atleta. Esse não foi caso de Vasco Ribeiro.
O surfista português foi banido do esporte por três anos após recusar um teste surpresa de anti-doping.
Por que Vasco Ribeiro foi banido do surfe por três anos?
Em 17 de abril de 2022, um agente da Associação Internacional de Surf (ISA) foi até a casa de Vasco Ribeiro, em Portugal, para fazer um “teste surpresa” no atleta, que por sua vez recusou-se.
No entanto, Ribeiro não sabia que recusar um teste pode ser pior do que ser acusado de usar uma substância ilícita no regulamento. Conforme as regras de antidoping da ISA, a pena para a recusa do teste é um banimento de quatro anos.
A defesa de Ribeiro afirmou que o atleta estava passando por uma fase difícil com a namorada e foi convidado para uma festa com outros surfistas na noite do dia 16 de abril de 2022, onde lhe ofereceram álcool, maconha e cocaína. No dia seguinte, o oficial bateu em sua porta para testá-lo.
De acordo com o código antidoping da ISA, “Se o atleta puder estabelecer que qualquer ingestão ou uso ocorreu fora da competição e não estava relacionado ao desempenho esportivo, então o período de inelegibilidade será de três meses”.
Ver esta publicação no Instagram
Vasco Ribeiro confessou medo devido à teste anti-doping
Em documentos do processo, Ribeiro diz que ficou com medo com o teste surpresa porque havia feito o uso de Cocaína.
Fiquei com medo porque usei cocaína e testaria positivo.
Ribeiro foi uma peça fundamental na seleção nacional de surf de Portugal de 2018 a 2021. Faltou pouco para a qualificação a Olimpíada de Tóquio em 2020, quando ficou em 11º lugar nos Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2021, em El Salvador (perdeu sua última bateria por apenas 0,63 pontos.)

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
-
- Filipe Toledo bate o martelo e traz boa notícia pensando na Olimpíada
- “Meu coração era uma pedra de gelo”, Filipe Toledo explica pausa e duros momentos
- (Vídeo) Jovem de 17 anos iguala Gabriel Medina com manobra INACREDITÁVEL
- Opinião: Italo Ferreira reassume a braçadeira de capitão da Brazilian Storm em 2024
- [Exclusiva] Yago Dora abre o jogo sobre relação com atletas: “Não tem como ficar de amizade”