Com janela prevista para os dias 9 a 15 de janeiro, terminou hoje o Sambazon World Junior Championships, o Mundial Pro Júnior, que rolou em San Diego, na Califórnia. Com baterias acontecendo em quatro dias (9, 11, 12 e 13), os vencedores da bateria final nas categorias masculina e feminina foram, respectivamente, Jarvis Earle (AUS) e Francisca Veselko (POR).
Parabéns Francisca Veselko e Jarvis Earle, os vencedores do #SAMBAZONWJChampionships! ?
Além de uma conquista importante, os surfistas também garantiram vaga na temporada 2023 do Challenger Series!#WSLBrasil pic.twitter.com/lukX0bx3nD
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) January 13, 2023
Baterias do Final’s Day: quartas de final feminina e masculina

Apesar de ter começado com quatro surfistas na competição, o Brasil chegou ao último de evento com apenas uma surfista: Laura Raupp. A brasileira, que havia conquistado ótimas pontuações ao longo do Mundial, não conseguiu sair das quartas.
Em uma bateria com péssimas condições que renderam apenas seis ondas surfadas, com cinco delas recebendo uma pontuação abaixo de quatro, Laura fez um total de três notas, somando 7.60 (3.83 + 3.77). A adversária, porém, apesar de ter começado fraca (0.73), fez de sua segunda nota a maior da bateria, um 5.83, que aliado a um 2.10 que conseguiu nas últimas manobras, lhe garantiram a passagem para a semifinal.
Não foi dessa vez para a Laura.
Caíram também no feminino: Erin Brooks (CAN), Sol Aguirre (PER) e Zahli Kelly (AUS).
No masculino, a competição já seguia sem nenhum integrante da Brazilian Storm nas quartas, já que Ryan Kainalo e Cauã Costa foram eliminados nas oitavas. Na primeira etapa masculina do dia, dois havaianos foram eliminados: Brodi Sale e Jackson Bunch. Oscar Berry (AUS) e Kauli Vaast (FRA) também perderam a chance de competir pelo campeonato.
Baterias do Final’s Day: semifinais masculina e feminina

Após eliminar Laura Raupp (BRA), Alyssa Spencer (EUA) seguiu na direção contra sua conterrânea Sawyer Lindblad (EUA). Como se o destino tivesse se encarregado de fazer justiça à Laura, Spencer foi eliminada e teve que tirar a lycra de competição. Sawyer, que avançou com a maior nota na bateria (7.50) e uma vantagem de 1.3 pontos contra a adversária, se preparava para a final contra a vencedora da segunda bateria da fase.
Francisca Veselko (POR) e Sierra Kerr (AUS) se enfretaram para decidir quem iria à batalha final pelo pódio e não deu outra: a portuguesa surfou uma onda que lhe concedeu um 8.50, junto a um 5.83, e voou para a chave final.
No masculino, o último havaiano que restava na competição, Eli Hanneman, foi eliminado por Levi Slawson (EUA), que escolheu bem suas ondas, rendendo uma pontuação total de 16.60 (9.00 + 7.60), contra os 15.33 (8.00 + 7.33) de Hanneman.
O mexicano Alan Cleland foi o outro surfista a ocupar o terceiro lugar, perdendo para o australiano Jarvis Earle, com uma diferença de entorno de sete décimos.
Finais: portuguesa bate recorde e conquista o primeiro título de Portugal no Mundial Pro Júnior Feminino
A primeira bateria das finais foi a feminina: com um total de sete ondas, a competição pela liderança entre Francisca Veselko (POR) e Sawyer Lindblad (EUA) foi acirrada. A primeira nota da estadunidense foi alta, um 5.83, enquanto a de Veselko não foi tão animadora, um 2.67, porém os trabalhos estavam apenas começando.
Com uma duração de 35 minutos, a segunda nota de Lindblad (6.50) fechou seu placar, apesar da surfista não ter parado de competir por ondas melhores. Veselko não deixou de responder e sua pontuação total foi 12.47, recebendo um 7 redondo em sua última onda, o que lhe garantiu a soberania e o troféu em cima de Sawyer, que terminou com 12.33.
FRANCISCA VESELKO É A GRANDE VENCEDORA DO MUNDIAL PRO JR !!!!! ???? #SAMBAZONWJChampionships
COMEMORA, PORTUGAL !!!!! ???????? #WSLBrasil pic.twitter.com/jegVzwRiJX
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) January 13, 2023
A final masculina foi a última para encerrar o dia e o evento, que, diferente da feminina, não foi muito acirrada em questão de nota. Com condições marítimas e climáticas melhores, 12 ondas foram feitas e o campeão foi Jarvis Earle (AUS). Em sua quarta onda, Jarvis fez 7.50, uma nota boa e até então a maior da bateria, porém foi na sua última tentativa de aumentar seu número que ele fez o que os fãs torciam esperançosamente: uma onda final de 9.50.
Com isso, o australiano não foi páreo para Levi Slawson (EUA). A pontuação final foi de 17.00 (7.50 + 9.50) para Jarvis e 11.60 (6.67 + 4.93) para Slawson.
Congratulations Jarvis Earle, 2022 World Junior Champion!#SAMBAZONWJChampionships@sambazon @bestwestern pic.twitter.com/FzW8KZTzVz
— World Surf League (@wsl) January 13, 2023
No fim, o pódio de vencedores foi composto por Francisca Veselko (POR) e Jarvis Earle (AUS). Vale ressaltar que essa foi a primeira vez que Portugal conquistou o título de campeão no Mundial Pro Júnior na categoria feminina.
FRANCISCA VESELKO NÃO SÓ CONQUISTA O TÍTULO MUNDIAL PRO JR, COMO TAMBÉM ESTÁ GARANTIDA PARA O CHALLENGER SERIES 2023 !!!!! ?????? #WSLBrasil pic.twitter.com/RxzgNb3FY2
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) January 13, 2023
Foto em destaque: reprodução WSL.