Após três dias sem competições, o Billabong Pro Pipeline finalmente retornou e fez o seu terceiro dia de evento hoje (6), para as baterias das quartas de final feminina. Com ondas escassas e pequenas, de formação ruim, o chaveamento para a semifinal foi definido, e a maior nota do dia foi um 6.50 de Tyler Wright (AUS), na segunda bateria.
Bateria 1: Lakey Peterson x Brisa Hennessy

Abrindo as quartas de final, a estadunidense Lakey Peterson e a costa riquenha Brisa Hennessy entraram na água para competir por uma vaga na semifinal. O mar não parecia estar em condições sequer boas para uma competição a nível de elite, mas as surfistas ainda sim tentaram seu melhor.
Com trinta minutos contando no relógio, Lakey Peterson fez três ondas no total, sendo as duas últimas as responsáveis pelo avanço de fase. Com uma somatória de 6.83 (4.33 + 2.50), a americana venceu Brisa Hennessy, que se despediu de Pipeline.
Bateria 2: Tatiana Weston-Webb x Tyler Wright

Com toda a torcida brasileira, Tatiana entrou na água para batalhar contra a australiana Tyler Wright e também contra as péssimas condições de mar. No entanto, enquanto a surfista brasileira abordou uma estratégia de focar em apenas um dos lados do pico, Tyler soube aproveitar as poucas oportunidades que se formaram para fazer a maior nota do dia: um 6.50.
Totalizando oito ondas na bateria, Weston-Webb surfou apenas três, e sua média mal chegou aos 1.16 em que terminou os trinta minutos na água. Já Wright não sofreu do mesmo aperto de cair em combinação como Tati. A australiana somou aos 6.50 um 5.17 que tinha feito antes da última onda, o que a rendeu 11.67 no total.
Bateria 3: Carissa Moore x Molly Picklum

Em uma bateria que mostrava que cada segundo em Pipe era uma batalha por si só, Carissa Moore passou de fase surfando duas das três ondas apenas que foram feitas no embate entre havaiana e australiana. Molly havia pegado a primeira – e sua única – onda da bateria e fez 1.33.
Vendo que o mar ficava cada vez mais flat, Carissa tratou de correr atrás de sua nota e fez um 1.43. Mais tardiamente, porém, somou um 4.67 no total, resultando em um 6.10 e também na sua permanência no campeonato.
Bateria 4: Bettylou Sakura Johnson x Gabriela Bryan

A última bateria do dia foi mais um evento de sorte do que de habilidades. O mar já tinha acabado completamente com o espírito esportivo de qualquer um nessa hora, incluso as atletas. Bettylou avançou para as semifinais com uma nota baixíssima, um 2.20 (1.30 + 0.90). Gabriela Bryan se despediu de Pipeline por conta de seus 1.77.
Resultado das baterias de quartas de final feminina
1: Lakey Peterson (USA) 6.83 x Brisa Hennessy (CRC) 4.87;
2: Tyler Wright (AUS) 11.67 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 1.16;
3: Carissa Moore (HAW) 6.10 x Molly Picklum (AUS) 1.33;
4: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 2.20 x Gabriela Bryan (HAW) 1.77.
Baterias de semifinal feminina
1: Lakey Peterson (USA) vs. Tyler Wright (AUS);
2: Carissa Moore (HAW) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW).
Quer saber os destaques dos dois primeiros dias de competição? Clique aqui.
Foto em destaque: Tony Heff/WSL.