Um dos surfistas mais respeitados da Brazilianstorm nos últimos anos, Willian Cardoso, o Panda, anunciou sua aposentadoria dos eventos oficiais da WSL nesta sexta-feira (4), após a etapa de Saquarema.

Último dia de Willian Cardoso no Tour

A última bateria da carreira de Willian Cardoso no Circuito Mundial foi vencida pelo líder do ranking do Challenger Series, o italiano Leonardo Fioravanti. O francês Joan Duru avançou em segundo lugar e o brasileiro foi eliminado junto com o havaiano Keanu Asing. O catarinense decidiu encerrar a carreira no mesmo lugar onde conquistou a sua única vitória em etapas do WSL Qualifying Series no Brasil, na Praia de Itaúna, em Saquarema, em 2010.

Durante todo o evento, o Panda foi acompanhado por todos seus amigos, ao sair da água depois de sua última bateria, Willian foi só emoções e agradecimentos:

Só tenho que agradecer a todos os meus amigos ao longo desses anos de carreira e tem um novo capítulo da minha vida por vir aí. Vai ser um novo momento e agradeço também a minha família, minha esposa, meu filho, vocês são tudo pra mim e a melhor coisa que eu carrego de tantos anos de alegria no Circuito Mundial”.

Cardoso também comentou sobre sua bateria e o desejo de ter seguido um pouco mais adiante no campeonato:

“Eu tentei ali até o último minuto me classificar, acreditando que a Nossa Senhora de Nazaré da igrejinha, fosse me abençoar enviando uma onda, para que não acabasse hoje. Mas, a festa está linda, maravilhosa”, revelou o catarinense.

Willian Cardoso e a lição, nunca desista dos seus sonhos

Willian tem uma das maiores histórias de superação de todo o Tour. O Panda, que ganhou o apelido graças ao seu porte físico, lutou por mais de 10 anos para chegar na elite do Surf mundial, e acabou batendo na trave várias vezes. Porém, em 2018, Cardoso finalmente realizou seu sonho e ainda conseguiu vencer uma etapa, batendo na final o australiano Julian Wilson.

Uluwatu 2018, Willian Cardoso x Julian Wilson

Após finalmente entrar para a elite do Tour, Willian Cardoso realizou seu grande sonho ao vencer a etapa de Uluwatu diante de um dos melhores surfistas da época , o australiano Julian Wilson.

Carreira, biografia e títulos de Willian Cardoso o Panda

Willian nasceu em 8 de fevereiro de 1986, no ano que o Circuito Mundial voltou a ter etapa no Brasil, na Praia da Joaquina, em Florianópolis, capital do seu estado.

Em seus mais de 16 anos de carreira de surfista profissional, Willian Cardoso foi vice-campeão brasileiro em 2008, campeão sul-americano da WSL Latin America em 2010 e ganhou cinco etapas do Qualifying Series. A primeira foi o Movistar Pantin Classic na Espanha em 2008, evento que bicampeão em 2009, ano que venceu outra na perna europeia, nas Ilhas Açores de Portugal. Em 2010, ganhou o Coca-Cola Saquarema Pro na Praia de Itaúna e o último foi o tradicional Surfest de Newcastle na Austrália em 2012, na final brasileira com o hoje campeão mundial Filipe Toledo.

A grande façanha de Willian foi em 2018 quando ele finalmente chegou no Tour, após batalhar mais de 10 anos por uma vaga. No seu ano de estreia, o Panda fez história e venceu a etapa de Uluwatu, que começou inicialmente em Margaret River e foi suspensa após risco de tubarões no evento. Em Bali, o catarinense deu show e venceu sua única etapa na elite, batendo um dos grandes nomes da época, o australiano Julian Wilson.

Willian Cardoso o Panda, anuncia sua aposentadoria dos eventos oficiais
Willian Cardoso campeão da etapa de Uluwatu em 2018. Foto: WSL.

Foto Destaque: Thiago Diz/WSL.