Um dos surfistas mais respeitados da Brazilianstorm nos últimos anos, Willian Cardoso, o Panda, anunciou sua aposentadoria dos eventos oficiais da WSL nesta sexta-feira (4), após a etapa de Saquarema.
Último dia de Willian Cardoso no Tour
A última bateria da carreira de Willian Cardoso no Circuito Mundial foi vencida pelo líder do ranking do Challenger Series, o italiano Leonardo Fioravanti. O francês Joan Duru avançou em segundo lugar e o brasileiro foi eliminado junto com o havaiano Keanu Asing. O catarinense decidiu encerrar a carreira no mesmo lugar onde conquistou a sua única vitória em etapas do WSL Qualifying Series no Brasil, na Praia de Itaúna, em Saquarema, em 2010.
After competing around the world for more than 15 years, Cardoso now chooses to end his career, at the age of 36, in the same place where he won his only Qualifying Series (QS) event in Brazil, in 2010 at Praia de Itaúna.
Read more: https://t.co/XXhQ2C4g4b pic.twitter.com/HT5G13Qpcf
— World Surf League (@wsl) November 4, 2022
Durante todo o evento, o Panda foi acompanhado por todos seus amigos, ao sair da água depois de sua última bateria, Willian foi só emoções e agradecimentos:
Só tenho que agradecer a todos os meus amigos ao longo desses anos de carreira e tem um novo capítulo da minha vida por vir aí. Vai ser um novo momento e agradeço também a minha família, minha esposa, meu filho, vocês são tudo pra mim e a melhor coisa que eu carrego de tantos anos de alegria no Circuito Mundial”.
Cardoso também comentou sobre sua bateria e o desejo de ter seguido um pouco mais adiante no campeonato:
“Eu tentei ali até o último minuto me classificar, acreditando que a Nossa Senhora de Nazaré da igrejinha, fosse me abençoar enviando uma onda, para que não acabasse hoje. Mas, a festa está linda, maravilhosa”, revelou o catarinense.
Willian Cardoso e a lição, nunca desista dos seus sonhos
Willian tem uma das maiores histórias de superação de todo o Tour. O Panda, que ganhou o apelido graças ao seu porte físico, lutou por mais de 10 anos para chegar na elite do Surf mundial, e acabou batendo na trave várias vezes. Porém, em 2018, Cardoso finalmente realizou seu sonho e ainda conseguiu vencer uma etapa, batendo na final o australiano Julian Wilson.
FOI DEMAIS PANDA!!! VALEU POR TUDO… A HISTÓRIA DESSE CARA, A PERSISTÊNCIA DE NUNCA DESISTIR DOS SEUS SONHOS É ALGO PRA GENTE LEVAR NA VIDA, ENTROU NO TOUR MESMO DEPOIS DE ANOS E AINDA CONSEGUIU VENCER A ETAPA DE ULUWATU!! UMA DAS VITÓRIAS QUE EU MAIS COMEMOREI COMO FÃ DE SURF pic.twitter.com/YFMls9SRyp
— WorldSurfNewsBr ? (@WorldSurfNewsBR) November 4, 2022
Uluwatu 2018, Willian Cardoso x Julian Wilson
Após finalmente entrar para a elite do Tour, Willian Cardoso realizou seu grande sonho ao vencer a etapa de Uluwatu diante de um dos melhores surfistas da época , o australiano Julian Wilson.
Carreira, biografia e títulos de Willian Cardoso o Panda
Willian nasceu em 8 de fevereiro de 1986, no ano que o Circuito Mundial voltou a ter etapa no Brasil, na Praia da Joaquina, em Florianópolis, capital do seu estado.
Em seus mais de 16 anos de carreira de surfista profissional, Willian Cardoso foi vice-campeão brasileiro em 2008, campeão sul-americano da WSL Latin America em 2010 e ganhou cinco etapas do Qualifying Series. A primeira foi o Movistar Pantin Classic na Espanha em 2008, evento que bicampeão em 2009, ano que venceu outra na perna europeia, nas Ilhas Açores de Portugal. Em 2010, ganhou o Coca-Cola Saquarema Pro na Praia de Itaúna e o último foi o tradicional Surfest de Newcastle na Austrália em 2012, na final brasileira com o hoje campeão mundial Filipe Toledo.
A grande façanha de Willian foi em 2018 quando ele finalmente chegou no Tour, após batalhar mais de 10 anos por uma vaga. No seu ano de estreia, o Panda fez história e venceu a etapa de Uluwatu, que começou inicialmente em Margaret River e foi suspensa após risco de tubarões no evento. Em Bali, o catarinense deu show e venceu sua única etapa na elite, batendo um dos grandes nomes da época, o australiano Julian Wilson.

Foto Destaque: Thiago Diz/WSL.