A tempestade brasileira está de volta. Após ficar com somente quatro surfistas depois do corte na metade de 2024, o Brasil voltará a ter uma legião de atletas no circuito mundial da WSL em 2025.

Ian Gouveia, Samuel Pupo, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Deivid Silva e Edgard Groggia se juntam aos tops da elite Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Yago Dora, João Chianca e Tatiana Weston-Webb.

Confira todos os 12 surfistas que vão representar o Brasil no circuito mundial da WSL em 2025

Gabriel Medina

O tricampeão mundial Gabriel Medina é um dos principais nomes da Brazilian Storm. Após duas temporadas longe do WSL Finals, Medina vai buscar seu quarto título.

A mudança do WSL Finals para Fiji pode ajudar o brasileiro, já que Medina é um especialista em ondas tubulares.

Ótima notícia! Gabriel Medina depende apenas de si mesmo para chegar no WSL Finals
Gabriel Medina em Fiji [WSL/Matt Dunbar]

Filipe Toledo

Após um ano sabático para cuidar de sua saúde mental, Filipe Toledo retorna ao circuito mundial para buscar seu terceiro título mundial.

No entanto, a mudança do WSL Finals que beneficia Medina, prejudica Toledo, que não é um especialista nessas condições.

Filipe Toledo desabafa após eliminação na Olimpíada: “Eu fiquei olhando e…”
Filipe Toledo nas ondas de Teahupo’o [ISA/ Tim McKenna

Italo Ferreira

Vice-campeão mundial de 2024, Italo Ferreira busca seu segundo título na WSL em 2025. O Brabo foi o único brasileiro que conseguiu vencer eventos nessa temporada e chega empolgado.

Italo pode surpreender em Fiji. O potiguar já venceu em Pipeline e Teahupo’o. Para conquistar o segundo título mundial, Ferreira vai precisar completar a trindade de eventos tubulares.

Entenda como Italo Ferreira pode fazer história no WSL Finals
Italo Ferreira foi um dos cinco melhores surfistas da temporada 2024 [Beatriz Ryder/WSL]

Yago Dora

Evolução é a parada que define Yago Dora nos últimos anos do circuito mundial da WSL. O paranaense vem batendo na trave para chegar ao Finals.

Em Fiji, Yago pode surpreender. Mas para chegar no Finals, precisará de um pouco mais de consistência ao longo da temporada.

WSL deve mudar o formato do corte para a temporada de 2025, aponta jornalista
Yago Dora quase foi cortado em 2024 [Thiago Diz/WSL]

Tatiana Weston-Webb

Terceira do mundo em 2024 e medalhista de prata nas Olimpíadas, Tatiana Weston-Webb segue buscando seu primeiro título mundial.

A brasileira luta contra uma nova geração de surfistas talentosas como Caitlin Simmers, Molly Picklum e agora Erin Brooks. Caso chegue no Finals, Tati tem boas chances, já que é uma especialista em tubos.

Tatiana Weston-Webb [2024]: biografia e curiosidades no surf
Tatiana Weston-Webb em Teahupo’o [Icon Sport]

João Chianca

Chumbinho ficou fora da temporada de 2024 da WSL por conta de um grave acidente em Pipeline no final de 2023.

A expectativa para o brasileiro é manter o bom ritmo da temporada de 2023, quando terminou como quarto melhor surfista do mundo. Caso consiga chegar no Finals, Chumbinho será um sério concorrente.

WSL: Brasil garante 12 surfistas no circuito mundial de 2025! Conheça os atletas
João Chianca em El Salvador [Aaron Hughes/WSL]

Ian Gouveia

Primeiro brasileiro a garantir vaga pelo Challenger Series, Ian está de volta ao tour após seis temporadas de ausência. Gouveia teve um ótimo desempenho nas quatro primeiras etapas do CS e nem precisou disputar as duas últimas.

Em 2025, Ian vai precisar se provar para se manter no circuito mundial e escapar do corte, que agora ocorre após a sétima etapa do ano.

WSL: Brasil garante 12 surfistas no circuito mundial de 2025! Conheça os atletas
Ian Gouveia venceu a etapa de Balito do Challenger Series [Kody McGregor/WSL]

Samuel Pupo

Após cair no corte nas últimas duas temporadas, Samuel Pupo retorna mais uma vez ao circuito mundial. No Challenger Series, o jovem vem sobrando, o problema tem sido no tour principal.

A principal luta de Samuel deve ser para escapar do roteiro das duas últimas temporadas. A etapa da piscina de ondas em Abu Dhabi será crucial para o brasileiro, que tem chances de surpreender e ganhar pontos importantes contra o corte.

Samuel Pupo é campeão e mantém importante hegemonia do Brasil na WSL
Samuel Pupo foi campeão da etapa de Ericeira [Laurent Masurel/WSL]

Alejo Muniz

Mais um retorno muito esperado, Alejo Muniz volta ao tour após 8 anos. A temporada de 2024 foi de pura consistência para o veterano, que terá mais uma chance para se provar no circuito mundial da WSL.

Caso mantenha a mesma pegada, Alejo tem boas chances de escapar do corte, essa deve ser a luta do brasileiro em 2025.

WSL: Brasil garante 12 surfistas no circuito mundial de 2025! Conheça os atletas
Alejo Muniz no Challenger Series de Ericeira [Manel Gaeda/WSL]

Miguel Pupo

Vivendo altos e baixos, Miguel Pupo chegou ao seu auge ao terminar como sexto melhor do mundo em 2022. No entanto, uma lesão acabou tirando o brasileiro da temporada de 2023 na WSL.

Em 2024, faltaram resultados e Miguel caiu no corte. No Challenger, o veterano mostrou seu surf estiloso para retornar ao tour com tranquilidade. A luta em 2025 deve ser novamente contra o corte.

“Eles foram prejudicados”, Miguel Pupo comenta sobre o Surf Ranch e suas polêmicas
Miguel Pupo em Teahupo’o [WSL/Beatriz Ryder]

Deivid Silva

A temporada de 2024 foi ruim para Deivid Silva no circuito mundial. O brasileiro terminou entre os últimos e acabou cortado. Retornando ao Challenger Series, garantiu mais uma vez a vaga para o circuito.

DVD precisa mostrar mais personalidade em sua nova tentativa no circuito mundial de 2025. A luta novamente será contra o corte.

Edgard Groggia

O novato do Brasil no circuito mundial da WSL, Edgard Groggia evoluiu muito nos últimos anos, disputando o Challenger Series. Agora, o surfista será testado pela primeira vez contra a elite.

Ed deve lutar contra o corte em sua temporada de estreia. A etapa da piscina deve ser importante para Groggia, que é um especialista em aéreos.

Siga no mundo do surf e confira mais algumas notícias sobre a modalidade: