A WSL divulgou, nesta segunda-feira (19), o calendário do Mundial de Surfe para 2023. Na prática, a grade mudança foi a saída da etapa de G-Land, na Indonésia, e a volta da etapa de Surf Ranch, em Lemoore, Califórnia. Vale lembrar que Surf Ranch é uma piscina de ondas artificiais dentro da fazenda do surfista Kelly Slater. Tanto que o Surf Ranch é conhecido como o “parque de diversões de Kelly Slater“.

A saber, no resto do calendário, segue tudo como em 2022. A etapa de Pipeline, Hawaii, abre a WSL em janeiro de 2023, seguido das etapas de Sunset (Hawaii), Peniche (Portugal), Bells Beach (Austrália) e Margaret River (Austrália).

Vale lembrar que, após as cinco primeiras etapas da WSL, existe um corte de meio de temporada, em que ficam apenas os 24 melhores surfistas masculinas e as 12 melhores surfistas femininas. Esta distinção é feita a partir do ranking da WSL após a etapa de Margaret River.

Após este corte, acontecerão as etapas de Surf Ranch (Califórnia), El Salvador (El Salvador), Saquarema (Brasil), J-Bay (África do Sul) e Teahupo’o (Tahiti). Por fim, acontecerá a WSL Finals, com os cinco melhores ranqueados da temporada, em Trestles (Califórnia). Vale lembrar que a etapa da WSL Finals acontece da mesma forma como aconteceu em 2022.

Também é importante ressaltar que o calendário da WSL é o mesmo para homens e mulheres, nas mesmas datas e com premiações iguais. Assim, é neste cenário que Filipe Toledo e Stephanie Gilmore defenderão seus títulos da WSL, conquistados este ano.

Por fim, é importante ressaltar que a WSL em 2023 também terá a disputa de vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Porém, a modalidade do surfe será em Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa. Justamente o local da 10ª e última etapa da temporada regular da WSL.

Confira como estão as etapas e datas da WSL 2023

1ª etapa: Billabong Pro Pipeline (Pipeline, Hawaii) – 29 de janeiro a 10 de fevereiro
2ª etapa: Hurley Pro Sunset Beach (Sunset, Hawaii) – 12 a 23 de fevereiro
3ª etapa: MEO Portugal Pro (Peniche, Portugal) – 8 a 16 de março
4ª etapa: Rip Curl Pro Bells Beach (Bells, Austrália) – 4 a 14 de abril
5ª etapa: Margaret River Pro (Margaret River, Austrália) – 20 a 30 de abril
—————– Corte de meio de temporada ——————————–
6ª etapa: Surf Ranch Pro (Lemoore, Califórnia) – 27 e 28 de maio
7ª etapa: Surf City El Salvador Pro (El Salvador) – 9 a 18 de junho
8ª etapa: Oi Rio Pro (Saquarema, Brasil) – 23 de junho a 1 de julho
9ª etapa: Corona Open J-Bay (J-Bay, África do Sul) – 13 a 22 de julho
10ª etapa: SHISEIDO Tahiti Pro (Taiti, Polinésia Francesa) – 11 a 20 de agosto
Grande final: Rip Curl WSL Finals (Trestles, Califórnia) – 7 a 15 de setembro

 

João Victor Freire

Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire