Acima de tudo, na sexta-feira (12) uma petição que visa a preservação do oceano em colaboração com a WSL foi entregue a ONU.

Desse modo, o projeto conta com nove embaixadores oficiais e um deles inclui desde astros do circuito mundial à cientistas e ativistas. Buscando preservar a vida no oceano, a união de mais de 150 países e 90 organizações. Assim, na convenção sobre diversidade biológica das Nações Unidas foi entregue o documento.

Surfistas embaixadores oficiais do projeto

  • Sophia Medina
  • Kanoa Igarashi
  • Cliff Kapomo
  • Sage Erickson
  • Mikey February
  • Lakey Peterson

Além disso, a Dr Ayana Elizabeth Johnson, bióloga marinha, expert em política e estrategista de conservação e presidente da Ocean Collectiv também está no projeto com Word Surf League. Em suma, outra personagem também é a Dr Easkey Britton, cientista e ativista social e também ex surfista profissional.

De acordo com o site da WSL, a petição entregue à convenção de biodiversidade visa a proteção e conservação de pelo menos 30% dos oceanos até 2030.

“Como surfistas e amantes do oceano, o oceano é mais do que apenas nosso lugar favorito para brincar. É nossa arena, nosso escritório e nossa inspiração. O oceano, suas ondas e praias, recifes e alto mar, é verdadeiramente nosso maior recurso e conector. Este ano, para inspirar os líderes mundiais a proteger e conservar o oceano que amamos, a World Surf League lançou a petição global We Are One Ocean.” – diz a WSL.

Dados sobre a poluição nos oceanos

Antes de mais nada, em um relatório feito pela própria ONU indica que até 2030, ano em que a data do limite de 30% dos oceanos na petição expira, a poluição causada por plástico deve duplicar.

Então, durante às vésperas da  Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi mostrado que em 2015 a quantidade de gás estufa causado pelo acumulo de plástico eram equivalentes a 1,7 gigatoneladas de gás carbônico.

Desse modo, até 2050 indíces mostram que ficará em torno das 6 gigatoneladas. Em suma, seriam seis milhões de toneladas.

Foto destaque: Reprodução/WSL