No último domingo (21), aconteceu a final do Saquarema Surf Festival, direto da Praia de Itaúna. Aliás, o evento foi em homenagem ao surfista Leo Neves, que faleceu em 2019, enquanto disputava um circuito. No QS Pro masculino o campeão foi Yago Dora, inclusive, o catarinense foi o grande nome do dia. Já no feminino quem venceu foi a jovem Sophia Medina de apenas 16 anos.
Yago Dora teve uma tarde praticamente perfeita. A apresentação mais fantástica, sem dúvidas, foi nas semifinais, quando arrancou a única nota 10 dos juízes e totalizou 19,23 pontos de 20 possíveis.
Com isso, passou para final, onde enfrentou João Chumbinho, que vive grande momento na carreira. Chumbinho começou a prova muito agressivo e indo para cima arrancando boas notas. No entanto, Yago Dora manteve a calma e paciência. Afinal, pegou sua primeira ondo com cerca de 15 minutos de disputa. Desse modo, o catarinense conseguiu uma linda vitória com a nota final de 18,97.
Vitória de Sophia Medina
No Roxy Pro quem venceu foi uma jovem de apenas 16 anos. Apesar de muito nova, Sophia tem um sobrenome muito conhecido no cenário do surf. Já que, a surfista é irmã do três vezes campeão mundial, Gabriel Medina. Aos poucas promissora atleta vem mostrando todo seu talento e potencial.
Aliás, a brasileira disputou duas competições no último domingo (21). Já que, ela perdeu na semifinal do Pro Junior para Sol Aguirre, mas derrotou a também peruana Daniella Rosas na decisão do ROXY Pro QS 3000. A vitória valia a liderança no ranking regional da WSL Latin America, classificatório para o WSL Challenger Series de 2022, novo campo de batalha por vagas para a elite do CT.
Para chegar na primeira final em etapas do WSL Qualifying Series da sua carreira, Sophia Medina fez o maior placar do ROXY Pro QS 3000 na semifinal contra a cearense Larissa Santos. Foi quando atingiu 15,33 pontos, somando a maior nota do dia entre as meninas, 8,00. Seu ponto forte foi as direitas, onde pôde mostrar toda a agressividade do seu frontside.
Foto destaque: Divulgação/Word Surf League