O mundo da bolinha amarela teve muitos fãs e admiradores com o passar do tempo por causa de diversos jogadores e estilos de jogos diferentes. Dessa maneira, classificar e comparar os atletas sempre foi uma coisa muito comum do público.

Neste sentido, Carlos Alcaraz está apenas começando sua caminhada no mundo do tênis, mas, através de seus grandes resultados, a joia espanhola já está sendo muito comparada com nada mais, nada menos que Rafael Nadal. Seja pela nacionalidade em comum ou pela garra, os dois são a bola da vez no quesito comparação. Confira!  

Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, as pérolas espanholas

A escola espanhola sempre foi um importante celeiro de grandes jogadores de tênis ao longo da história. Porém, no recorte dos anos 2000 até aqui, quem mais se destacou foi Rafael Nadal. O Touro Miura, como também é conhecido, despontou no circuito profissional com 18 anos, quando ganhou o torneio de Sopot, na Polônia.

Agora, aos 37 anos, Nadal conquistou 92 títulos, entre eles 22 Grand Slams, liderou o ranking da ATP e encantou o mundo com a sua garra, e ao lado de Roger Federer e Novak Djokovic, monopolizou as grandes conquistas do circuito profissional. Assim, em 2018, se profissionalizou um jogador que, mais tarde, estaria encantando o mundo.

Carlos Alcaraz estreou com 15 anos no circuito, mas, assim como Nadal, apareceu para o mundo também com 18, após ganhar Umag, na Croácia. Dois anos depois, Alcaraz já lidera o ranking da ATP e assombra o mundo com sua técnica e talento, já sendo apontado como o sucessor de Rafael Nadal como o principal tenista espanhol e a nova pérola do tênis.

A comparação de Carlos Alcaraz e Rafael Nadal

A carreira dos dois tenistas espanhóis começou com tudo, encantaram o mundo com o seu jogo, a força mental e os títulos conquistados desde jovens. Sendo assim, não comparar o início dos dois é quase impossível. A última grande discussão que surgiu foi quem teve o melhor começo até chegar aos 21 anos e, assim, quem se torna mais promissor.

Com 20 anos, Rafael Nadal e Carlos Alcaraz já conquistaram dois Grand Slam, a principal categoria do tênis, e possuem aproveitamento muito parecido em todos os quesitos. Ambos ganharam Masters 1000, ATP 500 e 250 e possuíram uma grande vantagem de triunfos e derrotas.

Nos três primeiros anos de carreira, Nadal conquistou 17 torneios, sendo dois Roland-Garros, seis Masters 1000, cinco ATP’s 500 e quatro ATP’s 250. Já Alcaraz levantou 12: um troféu de Wimbledon e no US Open, quatro Masters 1000, quatro ATP’s 500 e dois ATP’s 250. A diferença está nas superfícies das quadras. Todos os títulos de Nadal foram no saibro e na quadra dura. Por outro lado, Alcaraz ganhou nas duas e na grama.

No quesito aproveitamento, ambos possuem números muito próximos. Em torneios Grand Slam, os dois jogadores tiveram oito derrotas. Porém, Nadal teve 32 triunfos, ou seja, 80% de aproveitamento, e Alcaraz, 36 vitórias, ficando com 81,8%. Nos Masters 1000, segunda categoria mais importante, o Touro Miura ficou com o saldo de 80,6%, sendo 58 x 14 a seu favor, e Carlitos ficou com o cartel de 41 x 13, ficando com 75,9% de aproveitamento.

Desse modo, os dois ficaram com 78,8% de aproveitamento no período de comparação. A diferença foi no número de jogos, Nadal teve 172 vitórias e 46 derrotas em 218 jogos, já Alcaraz triunfou 133 vezes e perdeu 36 em 169 jogos.

O que torna Alcaraz mais promissor que Nadal

Com estatísticas tão parecidas, o que faria Carlos Alcaraz ganhar o destaque de mais promissor que o Touro Miura? A saber, a pergunta não possui viés de dizer quem é melhor  ou vai ser, ou quem joga mais bonito, é apenas um comparativo.

Um fator que pode pesar a favor do pupilo do Touro Miura é já estar liderando o ranking da ATP. Alcaraz ficou no lugar mais alto da classificação pela primeira vez dezembro de 2022, com 19 anos, saindo uma vez, mas recuperando ela. Assim, já ficou 34 semanas, sendo 20 seguidas, e, com 20 anos, já é o 16º jogador que mais liderou o ranking.

Por outro lado, Nadal só foi assumir a liderança em agosto de 2008, já com 22 anos. Aos 37 anos, é o 6º tenista que mais ficou no topo do ranking, com 209 semanas, 56 seguidas. Ou seja, com o domínio precoce do circuito através do ranking da ATP, Carlitos teria uma margem maior de expectativa de triunfos, conquistas e aproveitamento.

Além disso, muitas pessoas acham que os adversários atuais no circuito não são tão duros para Alcaraz igual aos que Nadal enfrentava quando tinha até 25 anos. Porém, isso é muito relativo, porque, no confronto direto, os dois espanhóis possuem vantagem contra maioria dos adversários “mais fortes”. Logo, a decisão ficaria no confronto e oscilações dos rivais entre si.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.