Carlos Alcaraz começou o US Open 2023 com tudo, avançando muito bem para a segunda rodada. O tenista espanhol defende o troféu do último Grand Slam da temporada, e derrotou Casper Ruud na final de 2022. A saber, as finais do torneio estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro. 

O espanhol também chamou a atenção na coletiva de imprensa realizada no US Open. O motivo foi o posicionamento sobre o beijo forçado de Rubiales em Jenni Hermoso, atacante campeã do Mundo com a Espanha. Além disso, Alcaraz comentou o seu início de campeonato. Confira!

Carlos Alcaraz e a defesa do título no US Open

Na última temporada, o tenista disputou o Grand Slam estadunidense pela segunda vez na carreira. Na sua trajetória perdeu sete parciais, ganhando três partidas por 3 x 2. Nas duas primeiras rodadas derrotou dois argentinos: Sebastian Baez, por 7/5, 7/5, 2/0 e desistência, e Federico Coria por 6/2, 6/1 e 7/5. Já na terceira rodada eliminou Jenson Brooksby por triplo 6/3.

Das oitavas até a semifinal foram três vitórias por 3 x 2: Marin Cilic, com parciais de 6/4, 3/6, 6/4, 4/6 e 6/3, Jannik Sinner por 6/3, 6/7 (7), 6/7 (0), 7/5 e 6/3, e Frances Tiafoe por 6/7 (6), 6/3, 6/1, 6/7 (5) e 6/3. Na grande decisão triunfou sobre Casper Ruud por 3 x 1, com parciais de 6/4, 2/6, 7/6 (1) e 6/3.

Na última quarta-feira, Carlos Alcaraz iniciou sua trajetória no US Open de 2023. A jovem estrela do tênis espanhol estreou diante de Dominik Koepfer e se classificou depois da desistência do rival. Após a sua primeira partida no torneio, Alcaraz analisou o seu desempenho sólido e fez reflexões sobre questões atuais.

Alcaraz e o impacto da estreia no US Open 2023

No confronto de estreia, a vitória de Alcaraz veio após à desistência de Dominik Koepfer no segundo set. O espanhol deixou claro que não é a maneira que gosta de terminar uma partida, mas mostrou o lado bom do descanso. Além disso, mostrou otimismo e determinação:

Não é a melhor forma de vencer porque gosto de batalhas. É bom que um jogo inteiro seja disputado para o povo e é uma pena que tenha terminado assim. Porém, fico feliz por poder ir para o hotel mais cedo do que pensávamos. Assim temos mais tempo para nos recuperar. Podemos ir para a cama mais cedo. Tenho me sentido muito bem, muito confortável, jogando em alto nível e esperamos que continuemos nessa direção para o restante do torneio.

Alcaraz e o polêmico caso Rubiales

No entanto, além das opiniões sobre o jogo, Carlos Alcaraz foi abordado sobre a questão que tem gerado discussões na Espanha: o beijo forçado de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, na atacante Jenni Hermoso.

O momento ocorreu durante a cerimônia de entrega das medalhas e do troféu conquistado pela seleção espanhola na Copa do Mundo Feminina. Quando questionado por Javier Ansorena, correspondente da ABC, sobre o assunto, Alcaraz ofereceu uma opinião franca e objetiva:

Tenho acompanhado o assunto, obviamente é algo que tem dado muita repercussão, acho que na Espanha muito mais. Estamos aqui e não sabemos tudo o que se formou lá, mas que chegou até aqui, bom, já diz o quão grande é. Na minha opinião, vou ser sincero, são atitudes que um cargo elevado não pode mostrar.”

Além disso, Carlitos também demonstrou apoio à seleção feminina de futebol e expressou sua opinião sobre a falta de reconhecimento à conquista histórica da equipe. Assim, deixou uma reflexão:

É a única opinião que vou dar sobre o assunto e esperamos que seja resolvido logo, já que a seleção feminina fez uma conquista histórica e não recebeu tanto crédito pelo que aconteceu, é uma vergonha. Esta é minha única reflexão.

O próximo passo de Alcaraz no US Open 2023

A próxima partida do espanhol no US Open é diante de Lloyd Harris, 177º colocado do ranking da ATP. O jogo, válido pela segunda rodada do Grand Slam, é nesta quinta-feira (31), não antes de 20h (horário de Brasília). Vai ser o primeiro confronto entre eles.