O torneio de Roland-Garros 2023 está com grandes acontecimentos. As chaves principais do campeonato mais importante disputado no saibro já reservou grandes jogos e surpresas nos primeiros dias de disputa. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.

Porém, não são somente os jogos que ganharam a atenção nos últimos dias. Neste sentido, o posicionamento adotado por Novak Djokovic após sua vitória na primeira rodada de Roland-Garros 2023 tem gerado muita repercussão.

Federação de Tênis do Kosovo pede punição para Djokovic

Após vencer Aleksandar Kovacevic na primeira rodada de Roland-Garros 2023, Novak Djokovic assinou a câmera que filmou o jogo com a seguinte frase: “Kosovo é o coração da Sérvia, parem com a violência”. O posicionamento político do sérvio não foi bem visto por algumas pessoas.

Dessa maneira, Jeton Hadergjonaj, Presidente da Federação de Tênis do Kosovo, voltou a se posicionar sobre o ocorrido. Hadergjonaj analisou com indignação o posicionamento do sérvio:

“Uma figura pública como ele não pode tentar passar uma mensagem como aquela neste tipo de torneio.”

Além disso, o dirigente kosovar completou afirmando que vai oficializar um pedido de multa para Novak Djokovic:

“Há um mês, em um jogo de basquete, o público gritava ‘Kosovo é a Sérvia’; ele não gritava, mas estava gesticulando com a mão em apoio. Temos que reagir. Amanhã enviaremos um pedido oficial para que Djokovic seja sancionado, para que ele receba uma multa. Vamos pedir isso a ATP, ITF e à Federação Francesa de Tênis.”

Entenda o caso

O Kosovo se declarou sua independência em 2008, mantido por acordos internacionais, mas o governo sérvio não reconhece o fato. Assim, o governo da Sérvia considera o território kosovar parte de sua nação. Dessa maneira, a relação entre os dois vizinhos são muito tensas.

Desse modo, segundo a Reuters, a situação piorou no último domingo após um protesto na cidade kosovar de Zvecan. A manifestação reuniu sérvios, que tentavam impedir que um prefeito recém-eleito de etnia albanesa assumisse o cargo. O fato ocorreu depois que a maioria sérvia boicotaram as eleições que aconteceram.

Assim, aconteceram confrontos entre tropas da OTAN e sérvios, deixando feridos dos dois lados. A saber, a população sérvia em Kosovo gira em torno 8%, assim a maioria das pessoas possuem ascendência albanesa.