A tenista russa Anastasia Pavlyuchenkova, número 98 no ranking da WTA, anunciou que foi impedida de entrar na República Tcheca pelas autoridades do país, onde iria participar do Aberto de Praga. Na sexta-feira (28), o Ministério do Interior tcheco informou que tinha impedido a entrada no país de uma jogadora de nacionalidade russa, sem revelar sua identidade.
Durante a verificação de uma cidadã russa no aeroporto, a polícia nacional justificou a rescisão de sua autorização de residência temporária. Ela já deixou a República Tcheca”, dizia uma mensagem no Twitter do Ministério do Interior tcheco.
Não poderei participar do torneio em Praga na próxima semana. Sigo com a minha preparação em quadra dura para a etapa dos Estados Unidos. Nos vemos em Cincinnati“, publicou Pavlyuchenkova em sua conta no Instagram.
A tenista russa, que já foi a número 11 do mundo, também compartilhou um comunicado da WTA que ressalta que “todas as jogadoras devem ser autorizadas a participar do circuito com base exclusivamente em seu mérito, sem discriminação”.
De acordo com a agência de notícias tcheca CTX, três jogadoras russas estavam escaladas para participar do qualifying neste fim de semana, enquanto a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich deveria estrear no torneio na próxima semana.
Em junho, em resposta à invasão russa da Ucrânia, o governo tcheco aprovou a proibição da participação de atletas russos e bielorrussos em competições e partidas em território tcheco.
A Agência Nacional Tcheca de Esportes especificou em comunicado que agora é possível, de acordo com a decisão do governo, “invalidar um visto individual no caso de um atleta russo ou bielorrusso chegar à República Tcheca vindo do espaço Schengen”.
Na semana passada, a Polônia proibiu a entrada da jogadora russa Vera Zvonareva, que deveria participar do torneio WTA em Varsóvia, apesar de um visto Schengen obtido na França.
A russa Valeria Savinykh e as bielorrussas Sasnovich, Hatouka e Marozava foram autorizados a participar do torneio polonês. Jogadores e jogadoras russos e bielorrussos participam de torneios de tênis sob uma bandeira neutra e sem símbolos nacionais.