O mundo do tênis é repleto de torneios das mais variadas classes, seja no profissional ou no juvenil. Dessa maneira, é muito comum alguns tenistas do primeiro escalão da bolinha amarela começarem suas carreiras em campeonatos de base.
Neste sentido, uma das disputas mais tradicionais do juvenil do país é o torneio Bahia Juniors Cup, que ocorre em Salvador, Bahia. O torneio, que chegou a sua 38ª edição este ano, bateu um grande recorde. Confira!
Bahia Juniors Cup
O torneio brasileiro é responsável por revelar grandes talentos do tênis brasileiro e internacional. A competição conta com disputas desde separadas por categorias que vão de tenistas com 12 até 18 anos.
Ao longo dos anos grandes nomes do esporte passaram pelo torneio, entre eles Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira. A competição possui a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.
Além disso, para a sua 38ª edição, o Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. A competição vai ser realizada no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador.
O recorde do Bahia Juniors Cup 2023
Como dito anteriormente, a competição é uma das mais importantes do circuito juvenil, assim grandes talentos do esporte passam por ele. Neste ano, o Bahia Junior Cup bateu o recorde de inscritos na disputa do torneio, são 350 tenistas competindo nas mais diversas categorias.
Contabilizando todas as categorias disputadas, do J100 mundial até 18 anos, passando pelo Sul-Americano Cosat (16 e 14 anos) e o Brasileiro (12 anos), a 38ª edição conta com tenistas de sete países: Brasil, Países Baixos, Colômbia, Argentina, Paraguai, Peru e Jamaica.
O diretor do evento, Duda Catharino, que também já competiu no torneio quando era tenista juvenil, destacou o recorde obtido pela edição. Assim também, Catharino mostrou a sua felicidade diante de todas as possibilidades que o torneio proporciona:
Estamos muito felizes com o recorde de atletas, com destaque para o volume de inscritos dos mais jovens na categorias 16, 14 e 12 anos que vieram em peso para a competição. Teremos chaves principais e qualifyings repletos”.
Ver essa foto no Instagram
Competição acirrada em 2023
A competição em 2023 promete ser muito acirrada do seu início ao fim. Sendo assim, o qualificatório marca o início da competição neste sábado a partir de 8h, a fase preliminar termina no domingo e vai definir as últimas vagas nas chaves principais.
Dois dos grandes nomes da Bahia Juniors Cup 2023 são Nicolas Oliveira e Paola Dalmonico. Os dois tenistas são os principais favoritos no torneio de 18 anos na categoria masculina e feminina, respectivamente. A saber, a participação conta pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis.
Representando os anfitriões, as baianas Luana Paiva e Gabriela Bettoni são os destaques da competição feminina de 14 anos. As campanhas realizadas pelos jogadores da categoria contarão pontos para o ranking sul-americano do Cosat.
Grande campeões de Grand Slam que disputaram o Bahia Juniors Cup
Ao longo de sua tradicional história, o torneio baiano já contou com a presença de diversos nomes do tênis masculino e feminino mundial. Neste sentido, no hall de grandes campeões do Bahia Juniors Cup temos a presença de três campeões de Grand Slam: Guga, João Fonseca e Thiago Wild.
O primeiro a desfilar pelas quadras do estado foi Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland-Garros e ex-número um do ranking da ATP. No ano de 1993, o tenista foi campeão na categoria 16 anos, em uma final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento.
Recentemente, Thiago Wild levantou o troféu do Bahia Juniors Cup 2017, ao derrotar Sebastian Baez, da Argentina, no ano seguinte, o brasileiro venceu o US Open Juvenil. Atualmente os dois tenistas estão entre os 80 melhores do ranking profissional.
O atual campeão do US Open Juvenil, João Fonseca, também conquistou o título do campeonato nacional no ano de 2021. Após a conquista do Major estadunidense, o brasileiro assumiu a primeira colocação do ranking juvenil da ITF.
MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS, ISSO É ??JOÃO FONSECA!
"MUITO OBRIGADO POR TUDO! AQUI É BRASIL, PORRA!"
ESTOU FONSEQUIZADO! pic.twitter.com/KBB5G2JtKM
— Tênis Para Além do Óbvio ? (Alemzão) (@AlemTenis) September 10, 2023