Jelena Ostapenko derrota brasileira na terceira rodada por 2 x 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/3, em 2h21. Desse modo, Beatriz Haddad Maia está eliminada da chave de simples do Masters 1000 de Miami 2023

A partida

Jelena Ostapenko quebra saque, administra o placar e vence o primeiro set

A partida começou com as duas tenista confirmando seus serviços, 1 x 1. No terceiro game, Ostapenko sacou, foi pressionada e salvou dois break-points. Desse modo, a letã ficou em vantagem em 2 x 1. No game seguinte, Haddad Maia foi para o saque, salvou dois break-points, mas na terceira chance Ostapenko quebrou a brasileira e fez 3 x 1.

A partir daí as duas tenistas confirmaram seus saques e a parcial ficou 5 x 2 para Ostapenko. No 8º game, o saque era de Beatriz Haddad Maia, mas ela foi quebrada novamente pela letã e perdeu o set. Dessa maneira Ostapenko ganhou a parcial por 6/2, em 38 minutos.

Beatriz Haddad Maia joga bem e ganha o segundo set

A brasileira começou bem a parcial e teve quatro chances de quebrar o saque de Ostapenko, mas a letã os salvou e ganhou o game. Em seguida, as duas trocaram quebras de serviços e a parcial ficou 2 x 2. Logo depois, Haddad Maia subiu o nível do jogo e quebrou o saque da rival pela terceira vez seguida e fez 5 x 2.

Desse modo, a brasileira foi sacar para vencer a parcial, mas perdeu o game sem pontuar.  Após a quebra, Ostapenko confirmou seu serviço e diminuiu o prejuízo para 4 x 5. Assim, Beatriz Haddad Maia foi sacar pela segunda vez para empatar a partida. Salvou um break-point, confirmou o serviço e fez 6/4, após 57 minutos.

Ostapenko se sobressai e vence o 3º set

A brasileira começou a última parcial muito bem, quebrou o saque de Ostapenko e confirmou o seu, 2 x 0. Logo depois, as duas mantiveram os seus serviços e o set ficou 3 x 2 para Haddad Maia.

Em seguida, Ostapenko subiu o nível do seu jogo e se sobressaiu vencendo quatro games seguidos. No 6º game, a letã devolveu a quebra, e noconfirmou seu saque, assim virou a parcial para 4 x 3. Logo depois, Ostapenko repetiu a dose, quebrou Haddad Maia novamente e confirmou seu saque. Dessa maneira, venceu o set por 6/3, após 46 minutos, e a partida por 2 x 1.

Números interessantes da partida

O jogo foi equilibrado e cheio de nuances. Logo os números ajudam a entender um pouco de como ocorreu o resultado. Ostapenko cometeu mais erros não forçados, 41 x 18, mas também fez mais winners, 41 x 17. Já a brasileira levou vantagem nos aces, 7 x 6,  e fez menos duplas faltas 2 x 10.

A letã também levou vantagem nos pontos ganhos com o primeiro e com o segundo serviço, 68,8% x 56,6% e 44,2% x 40,9%, respectivamente. Além disso, Ostapenko teve 12 chances chances de quebrar o saque da brasileira, e o fez seis vezes. Por outro lado, Haddad Maia teve 14 chances, mas logrou êxito em apenas quatro. Ou seja 50% x 28,6%.

E agora?

Com o triunfo Jelena Ostapenko avançou para a oitavas de final do WTA 1000 de Miami 2023. Sendo assim, ela vai enfrentar a vencedora do jogo entre Claire Liu x Martina Trevisan. Por outro lado, Beatriz Haddad Maia ao lado de Giuliana Olmos disputam a chave de duplas do torneio. As duas jogam ainda neste sábado, mas não antes de 17h30, contra a parceria de Marie Bouzkova e Daria Kasatkina. 

Foto Destaque: Reprodução/SUSA / Icon Sports

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.