O chave principal de Roland-Garros 2023 vai começar no domingo (28). A cobiçada final está marcada para o dia 11 de junho. O torneio promete grandes histórias para esta edição. 

 

Neste sentido, Beatriz Haddad Maia e Thiago Monteiro, os tenistas brasileiros na chave principal, conheceram o chaveamento do torneio nesta quinta-feira (25). A saber, é a terceira participação de Haddad Maia no torneio. Por outro lado, Monteiro disputa Roland-Garros pela quinta vez.

O caminho de Beatriz Haddad Maia em Roland-Garros 2023

A brasileira busca a ir muito longe na chave de simples em um Grand Slam pela primeira vez. Haddad Maia é a 14ª colocada do ranking da WTA. Dessa maneira, ela é a décima quarta cabeça de chave em Roland-Garros 2023. Assim, se ganhar Roland-Garros 2023 será o primeiro troféu dela.

A estreia de Beatriz Haddad Maia será contra Tatjana Maria, 64ª do ranking. O confronto direto está 1 x 1. Se avançar, a brasileira vai enfrentar a vencedora do duelo entre Rebecca Marino x Diana Shnaider, as duas ocupam a 79ª e a 107ª posição no classificação profissional. A paulista nunca enfrentou nenhuma das duas antes.

Na terceira rodada, a adversária pode ser Ekaterina Alexandrova, a 23ª cabeça de chave de Roland-Garros 2023. Logo depois, nas oitavas, pode encontrar Elena Rybakina, 4ª cabeça de chave. A saber, Haddad Maia ganha o confronto direto contra as duas tenistas por 2 x 0. Em uma possível quartas de final, Ons Jabeur pode aparecer como oponente. A tunisiana ganhou os dois encontros entre as duas.

Se alcançar a semifinal de Roland-Garros 2023, pode encontrar Iga Swiatek ou Cori Gauff, 1ª e 6ª cabeças de chave, respectivamente. Na final pode encarar Maria Sakkari ou Aryna Sabalenka. Beatriz Haddad Maia ganhou todas as partidas contra Swiatek e Sakkari, mas nunca enfrentou GauffSabalenka.

Thiago Monteiro pode ter caminho duro em Roland-Garros 2023

Como dito anteriormente, o brasileiro disputa o torneio pela quinta vez na carreira. Assim como Beatriz Haddad Maia, Monteiro busca ir longe em um Grand Slam. Desse modo, o atual 96º do ranking da ATP, busca alcançar a segunda semana de um Grand Slam pela primeira vez.

Na estreia, Monteiro vai encontrar Benjamin Bonzi, 65º no ranking. O confronto direto está 1 x 1, ambos os jogos foram em 2022, em Winston-Salem e Gijon. Na segunda rodada, o rival pode ser Francisco Cerundolo, 23º cabeça de chave. Se avançar, o brasileiro pode encarar Taylor Fritz, 9º, em uma eventual terceira rodada. O brasileiro ganha o confronto direto diante Cerundolo por 1 x 0, mas perde para Fritz pelo mesmo placar.

Logo depois, nas oitavas de final, pode encontrar Holger Rune, 6º cabeça de chave. Em uma possível quartas de final, Casper Ruud pode aparecer como oponente. A saber, Monteiro nunca ganhou em chaves principais, dos dois tenistas. Desse modo, Rune lidera por 1 x 0, e Ruud por 3 x 0.

O oponente em uma possível semifinal pode ser Jannik Sinner ou Daniil Medvedev. O brasileiro nunca jogou com Sinner. Por outro lado, perdeu a única partida disputada contra o russo. Na final, Monteiro pode enfrentar Novak Djokovic ou Carlos Alcaraz. O brasileiro nunca jogou contra o sérvio, porém  ganhou a única partida disputada contra Alcaraz, em Melbourne 1, em 2021.

Avatar de Luís Henrique Gregório
Autor Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.