O principal torneio disputado na grama está chegando, a chave principal de Wimbledon 2023 começa na próxima segunda-feira (3). Desse modo, todas as tenistas pensam seu calendário da superfície visando o único Grand Slam na relva.

A brasileira Bia Haddad não foi diferente, a paulista está disputando o WTA 500 de Eastbourne e tomou uma importante decisão. Confira!

Bia Haddad e a relação com a grama

A relva é uma das superfícies prediletas da brasileira. A arrancada de Bia Haddad na temporada de 2022 se deu justamente nesta época do ano. A saber, a paulista conquistou os WTAs 250 de Nottingham e Birmingham do ano passado.

Dessa maneira, a expectativa para os mesmos torneios este ano eram as melhores. Principalmente, após a grande campanha em Roland-Garros 2023. Porém, alguns percalços atrapalharam o desenvolvimento ideal para Wimbledon de Bia Haddad.

As lesões atrapalham a brasileira

Após atingir o top 10 do ranking da WTA com a linda campanha no saibro de Paris, Bia Haddad partiu para a temporada de grama sem descanso. Assim, para fazer a transição do saibro para a relva, a brasileira decidiu defender o título do WTA 250 de Nottingham. 

Mas, Bia Haddad acabou derrotada por Daria Snigur, com parciais de 6/4 e 6/3, na primeira rodada do torneio. Além disso, acusou uma lesão no joelho durante a partida. O fato acabou fazendo a paulista desistir da disputa do WTA 250 de Birmingham, onde também defendia o título.

Desse modo, após uma semana em tratamento e monitoramento do problema, Bia Haddad retornou aos torneios em Eastbourne. A brasileira ganhou a primeira rodada de Marie Bouzková por 2 x 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (3). Após a partida Bia Haddad deu a seguinte declaração:

Voltei a treinar em quadra com várias limitações apenas na última quinta-feira, e fui jogar os primeiros pontos no sábado. E apenas ontem, segunda-feira, que treinei por duas horas seguidas. A lesão está controlada, evoluiu, mas ainda me incomoda, e pode levar meses para sarar completamente. Estamos, como sempre, cuidando intensamente, mas assim é a vida de um atleta de alto rendimento e temos que aprender que muitas vezes jogaremos sem estar 100%. Sendo assim, foi importante estar em quadra hoje e ver que estou competitiva.”

Bia Haddad desiste do WTA 500 de Eastbourne

Na segunda rodada do torneio britânico, a brasileira enfrentava Petra Martic, 30ª colocada do ranking da WTA. O jogo marcava 6/4 e 3/2 para a croata, e Bia Haddad iria sacar para empatar o confronto. Porém, 13ª do ranking sentiu uma lesão na perna e resolveu abandonar a partida.

Dessa maneira, a croata avançou para as quartas de final, onde vai encontrar Madison Keys. Por outro lado, Bia Haddad se concentra em recuperar para a disputa de Wimbledon 2023. A brasileira possui de cinco a seis dias até a estreia na grama sagrada inglesa. A saber, ela será a 13ª cabeça de chave no torneio.