A reta final da temporada feminina do tênis continua pegando fogo e levando grandes emoções aos fãs da bolinha amarela. Está semana é disputado o WTA Elite Trophy, a competição reúne as 12 melhores tenistas de simples e duplas que não se classificaram para o Finals da categoria.

O tênis brasileiro é representado nas chaves de simples e duplas do campeonato por Bia Haddad Maia. A brasileira está desempenhando muito bem e já alcançou a final de duplas do WTA Trophy nesta quarta-feira (26). Confira!

A fórmula de disputa do WTA Elite Trophy 2023

O torneio está na sua sexta edição, acontece desde 2015, mas não foi disputado em 2020 e 2021 devido a pandemia do coronavírus, e em 2022 pelo caso Shuai Peng. A competição acontece na quadra dura de Zhuhai, na China.

O formato de disputa das chaves do WTA Trophy é composto por fase de grupos e eliminatórias. Na simples as 12 jogadoras são divididas em 4 grupos de 3 tenistas, onde as líderes de cada chave avançam para semifinal e depois para a final. A diferença das duplas é que são dois grupos com 3 duplas cada, onde as líderes já avançam para a final.

Neste ano, ainda estão na disputa pelo troféu de simples as tenistas: Daria Kasatkina, Bia Haddad Maia, Caroline Garcia, Jelena Ostapenko, Qinwen Zheng, Liudmila Samsonova, Veronika Kudermetova e Lin Zhu.

Já nas duplas, Bia Haddad/Kudermetova, Miyu Kato/Aldila Sutjiadi, Ulrikke Eikeri/Lyudmyla Kichenok e Xiyu Wang/Yifan Xu vão buscar o caneco de duplas. A saber, apenas Lyudmyla Kichenok já ganhou a competição em mais de uma oportunidade, em 2018 e 2019.

Vitória arrasadora e final de duplas no WTA Trophy

Após uma grande temporada no circuito da WTA, Bia Haddad Maia se classificou para a disputa do torneio pela primeira vez na carreira. Neste ano, os principais resultados da brasileira foram o título do WTA 1000 de Madrid, ao lado de Victoria Azarenka, e o vice-campeonato do WTA 1000 de Indian Wells, com Laura Siegemund.

Dessa maneira, Bia Haddad se credenciou para a disputa do WTA Elite Trophy de duplas, onde forma parceria com Veronika Kudermetova. As duas jogadoras são a principal dupla cabeça de chave do torneio. Depois de derrotarem Qianhui Tang/Xinyu Jiang, a parceria se classificou para a final da competição após ganhar de Yana Sizikova/Oksana Kalashnikova.

A partida teve duração de 1h e foi dominada do inicio ao fim por Bia Haddad/Kudermetova, que não cederam nenhuma quebra de saque ao longo do jogo. Na primeira parcial do jogo, a dupla russa-brasileira aproveitou três das quatro chances de quebra criadas e anotaram um sonoro 6/0.

Por outro lado, o segundo set foi equilibrado e sem quebras de serviço até o 3 x 3. A partir do 7º game Bia Haddad/Kudermetova ganharam todos os games, inclusive com duas quebras, e fechou a parcial em 6/3. Desse modo, com o segundo triunfo no grupo, a dupla se classificou para a final do WTA Elite Trophy.

Bia Haddad Maia e a agenda no WTA Elite Trophy

Com o segundo triunfo no Grupo A da chave de duplas do torneio, a brasileira e Veronika Kudermetova esperam as adversárias da grande final do WTA Trophy. O Grupo B da disputa de duplas está todo embolado, com todas as parcerias podendo se classificar para a decisão. A partida que definirá com quem ficará o troféu é no domingo (29), mas não possui horário definido ainda.

Já na chave de simples, Bia Haddad vai disputar a vaga na semifinal do torneio com Caroline Garcia. As duas tenistas derrotaram Madison Keys, assim quem vencer entre elas vai enfrentar Daria Kasatkina na próxima rodada. A partida é nesta sexta-feira (27), não antes de 4h. Vai ser a primeira vez que as duas tenistas se enfrentam no circuito da WTA.

Gostou do conteúdo de tênis? Continue navegando no assunto no Esportelândia

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.