O ano de disputas femininas no mundo do tênis está chegando na reta final. Desse modo, os dois últimos torneios do circuito de elite da WTA vão ser disputados nesta e na próxima semana. Estamos falando do WTA Finals, que reúne as oito melhores jogadoras da temporada, que vai ser jogado entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro.

Por outro lado, nesta semana acontece o WTA Elite Trophy, a competição é entre as 12 melhores tenistas não classificadas para o Finals. Neste sentido, o Brasil está sendo representado no torneio por Bia Haddad Maia, 19ª do ranking da WTA. A brasileira estreou muito bem nesta terça-feira (24), e ficou perto da vaga na próxima fase da competição. Confira!

O WTA Elite Trophy 2023

A competição disputada em Zhuhai, na China, acontece desde 2015, sempre ocorrendo na superfície duras e no fim de outubro e/ou começo de novembro. Nos anos de 2020 e 2021, o WTA Elite Trophy não foi jogado devido a pandemia de Covid-19. A saber, nas cinco edições do evento até agora, apenas Lyudmyla Kichenok foi bicampeã do torneio, na chave de duplas em 2018 e 2019.

Neste ano, as tenistas que vão brigar pelo troféu de simples são: Barbora Krejcikova, Madison Keys, Jelena Ostapenko, Liudmila Samsonova, Veronika Kudermetova, Daria Kasatkina, Qinwen Zheng, Beatriz Haddad Maia, Caroline Garcia, Donna Vekic, Magda Linette e Lin Zhu.

Já nas duplas, Bia Haddad/Kudermetova, Miyu Kato/Aldila Sutjiadi, Ulrikke Eikeri/Lyudmyla Kichenok, Oksana Kalashnikova/Yana Sizikova, Xiyu Wang/Yifan Xu e Xinyu Jiang/Qianhui Tang vão buscar o caneco de duplas.

O formato de disputa do WTA Trophy é composto por fase de grupos e eliminatórias. As 12 jogadoras de simples são divididas em 4 grupos de 3 tenistas, onde se enfrentam uma vez, a líder de cada chave avança para semifinal. Chega na decisão as duas que triunfarem na rodada anterior.

A disputa de duplas copia a fórmula da chave de simples, porém são dois grupos com 3 duplas cada, onde as líderes já avançam para a final. Sendo assim, a duplas vencedora desse jogo se torna a campeã do WTA Elite Trophy 2023.

Bia Haddad estreia com tudo no WTA Trophy

Uma das tenista na penúltima competição de elite da WTA do ano é Bia Haddad Maia. A brasileira fez um grande ano e ficou entre as 20 melhores tenistas do mundo desde o fim de Roland-Garros 2023, onde chegou na semifinal. Do mesmo modo, se qualificou na chave de duplas do WTA Elite Trophy.

A paulista estreou nesta terça-feira (24), diante de Madison Keys, 11ª colocada do ranking da WTA. As duas jogadoras compõem o Grupo B do torneio, ao lado de Caroline Garcia, 20ª colocada. O encontro entre a brasileira e a estadunidense foi o primeiro pelo circuito feminino. Bia Haddad trinfou por duplo 6/4, em quase 1h40 de partida.

Bia Haddad começou o jogo com tudo, abriu 4 x 1 após uma quebra no 2º game, mas Keys devolveu o break no 8º game e empatou a parcial em 4 x 4. Logo depois, a brasileira reagiu anotou os últimos oito pontos e fechou o set em 6/4. Na segunda parcial, Bia Haddad sacou muito bem e aproveitou uma chance de quebra que criou para anotar outro 6/4 e ganhar na primeira rodada do Grupo B do WTA Elite Trophy.

Mais Bia Haddad em ação na China

Com o triunfo sobre Madison Keys, a brasileira assumiu a primeira colocação do Grupo B, precisando de mais uma vitória para ir para a semifinal. Por outro lado, se Keys derrotar Caroline Garcia, as duas se enfrentam nesta quarta-feira (25), não antes de 4h (horário de Brasília), a brasileira pode até avançar com uma derrota por 2 x 1 diante da francesa na última rodada.

Como dito anteriormente, Bia Haddad também vai disputar a chave de duplas da competição. Ao lado de Veronika Kudermetova, a paulista forma a duplas cabeça de chave número um do WTA Elite. As duas estreiam nesta quarta-feira (25), não antes de 2h (horário de Brasília), contra Qianhui Tang/Xinyu Jiang.

A sequência de Bia Haddad no WTA Elite Trophy

A segunda partida da brasileira no torneio é contra Caroline Garcia, na quinta-feira (26), não antes de 4h. No mesmo dia, Bia Haddad e Kudermetova jogam contra Yana Sizikova/Oksana Kalashnikova pela chave de duplas, não antes de 2h, os dois horários são de Brasília.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.