O torneio de Roland-Garros 2023 começou e já é histórico para o tênis brasileiro. Neste sentido, Bia Haddad Maia conseguiu a sua melhor campanha na carreira em torneios do porte. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.

Além disso, nesta quinta-feira (1), a brasileira também quebrou um longo tabu do tênis nacional, que já durava 34 anos. Assim, Haddad Maia está na terceira rodada do torneio de Roland-Garros 2023.

Bia Haddad Maia triunfa em um jogo nervoso

A atual 14ª colocada do ranking da WTA enfrentou Diana Shnaider, 108ª, pela segunda rodada do torneio parisiense. Haddad Maia triunfou por 2 x 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4, em quase 2h45. Dessa maneira, a brasileira avançou pela primeira vez na carreira para a terceira rodada de um Grand Slam.

O jogo foi marcado por quebras de saques dos dois lados. Desse modo, na primeira parcial, Bia Haddad Maia quebrou o serviço da russa três vezes e ganhou a parcial por 6/2. No segundo set foi a vez de Shnaider se destacar. A russa saiu de um 0 x 2 para um 4 x 3 após quebrar a brasileira duas vezes. Em seguida, as duas tenistas confirmaram seus serviços, mas no 12º game, a russa quebrou Haddad Maia pela terceira vez e ganhou o set por 7/5.

A parcial decisiva foi com grandes nuances também. Bia Haddad Maia com uma quebra de vantagem abriu 4 x 2. Porém, Diana Shnaider devolveu na mesma moeda e empatou a parcial, 4 x 4. Por outro lado, a brasileira quebrou o serviço rival e confirmou o seu após fazer oito dos últimos 10 pontos disputados. Assim, ganhou o set por 7/5, e a partida por 2 x1.

Recorde pessoal e melhor marca brasileira no tênis feminino

Como dito anteriormente, com o triunfo, Bia Haddad Maia atinge sua melhor marca pessoal em Grand Slams. A brasileira chega pela primeira vez na terceira rodada de Roland-Garros, e de Majors. A saber, a melhor campanha de Haddad Maia nos outros torneios do porte é a segunda rodada no Australian Open, Wimbledon e US Open.

Além disso, Bia Haddad Maia quebrou a escrita de 34 anos sem uma tenista brasileira nesta rodada de um Grand Slam. Sendo assim, para continuar fazendo história, na terceira rodada a brasileira vai jogar contra Ekaterina Alexandrova. O jogo que vale vaga nas oitavas de final de Roland-Garros 2023 é no sábado (3), mas sem horário definido ainda.

Haddad Maia nas duplas

A brasileira também está na chave de duplas de Roland-Garros 2023. Desse modo, Bia Haddad Maia disputa o torneio ao lado de Victoria Azarenka. A parceria está na segunda rodada do Aberto da França, assim as duas jogam contra Jessica Pegula e Cori Gauff, 2ª dupla cabeça de chave. O jogo é nesta sexta-feira (2), mas não possui horário definido ainda.

A saber, se avançar vai ser a melhor campanha da brasileira de duplas em Roland-Garros. Por outro lado, em Grand Slams, Haddad Maia já foi vice-campeã do Australian Open 2022, ao lado de Anna Dalinina.