A gira americana de torneios de tênis na quadra rápida continua com tudo. Com o término do Us Open 2023, as disputas do circuito da WTA está proporcionando toda emoção possível. Sendo assim, esta semana é disputado o WTA 500 de San Diego, nos Estados Unidos, a final está marcada para o dia 16 de setembro.

Neste sentido, Bia Haddad, 20ª colocada do ranking da WTA, desafiou Marta Kostyuk nas oitavas de final de San Diego. Após uma verdadeira batalha, a brasileira triunfou contra a ucraniana. Confira!

O WTA 500 de San Diego de Bia Haddad

A temporada da brasileira no circuito da WTA está sendo muito boa, com uma evolução constante e bons jogos em quase todos os torneios disputados até aqui. Desse modo, Bia Haddad conseguiu chegar na semifinal de Roland-Garros e conquistou o título de duplas do Masters 1000 de Madrid, ao lado de Victoria Azarenka.

Já no WTA 500 de San Diego 2023, Bia Haddad é a 7ª cabeça de chave do torneio. Na primeira rodada do torneio, a brasileira derrotou Leylah Annie-Fernandez por 2 x 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/2.

Bia Haddad se supera e triunfa contra ucraniana

O segundo desafio da brasileira no torneio estadunidense foi a ucraniana Marta Kostyuk, 45ª no ranking da WTA. A primeira partida entre as duas foi cheia de reviravoltas e muita tensão. Depois de 3h de batalha, Bia Haddad ganhou por 2 x 1, com parciais de 7/5, 6/7 (3) e 6/2.

O primeiro set foi muito equilibrado e com uma sequencia de quebras de serviço. Sendo assim, do 6º ao 9º games, cada tenista tirou o saque rival duas vezes, assim a parcial ficou 5 x 4 para Kostyuk. A saber, Bia Haddad salvou três set points e iniciou uma arrancada ganhando quatro games seguidos. Dessa maneira, a brasileira ganhou a parcial por para 7/5.

A disputa continuou eletrizante no segundo set, a brasileira sacou duas vezes para o jogo, mas não obteve êxito. Assim, a parcial precisou do tie-break para ser definida. No desempate, as duas tenistas iniciaram trocaram pontos, 2 x 2, mas na sequência Kostyuk anotou cinco pontos e triunfou por 7 x 3, e fez 6/7, empatando o jogo.

Porém, na parcial decisiva, Bia Haddad sobrou e dominou por completo. A brasileira abriu 5 x 1 e foi sacar pela terceira vez para ganhar o jogo, mas novamente foi quebrada. No 8º game, a ucraniana foi sacar para se manter viva na disputa, mas foi Bia Haddad que conseguiu se sobressair. A 7ª cabeça de chave pressionou e encerrou a partida após quebrar Kostyuk pela terceira vez no set, assim Bia Haddad fechou a parcial em 6/2. 

A próxima rodada do WTA 500 de San Diego

Com a vitória sobre a ucraniana, Bia Haddad avançou para as quartas de final do WTA 500 de San Diego 2023. É a sétima vez que a  a brasileira alcança as quartas de final de um torneio da WTA neste ano, porém só avançou duas vezes para a semifinal.

Dessa maneira, a próxima adversária é Barbora Krejcikova, 4ª cabeça de chave em San Diego. A disputa pela semifinal é nesta quinta-feira (14), não antes de 21h30 (horário de Brasília).

O confronto direto está 2 x 0 para Krejcikova. A tenista tcheca triunfou por 6/4 e 7/5 em Santa Margherita Di Pula, em 2016, e por 6/3 e 6/4 no WTA 250 de Tallin, em 2022.