O torneio de Roland-Garros 2023 começou e já possui grande histórias. Desse modo, a chave principal do campeonato mais importante disputado no saibro já reservou grandes jogos e surpresas nos primeiros dias de disputa. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.

Neste sentido, nesta quinta-feira (1), Bia Haddad Maia busca quebrar um tabu do tênis brasileiro que já dura 34 anos. A brasileira está na segunda rodada do torneio de Roland-Garros 2023.

Bia Haddad Maia enfrenta jovem russa

A paulista fez uma grande estreia em Roland-Garros 2023. Sendo assim, Bia Haddad Maia eliminou Tatjana Maria após fazer 6/0 e 6/1. A brasileira é a 14ª colocada do ranking da WTA, assim também é cabeça de chave do torneio parisiense. Com o triunfo, Haddad Maia se credenciou para a segunda rodada do torneio.

Dessa maneira, a brasileira vai jogar nesta quinta-feira (1), não antes de 6h (horário de Brasília). A adversária da segunda fase é a russa Diana Shnaider, 108ª colocada do ranking. Na primeira partida Shnaider derrotou Rebecca Marino por 6/3 e 7/5.

A marca a ser quebrada

Como dito anteriormente, Bia Haddad Maia pode fazer história amanhã. Porém, para isso ocorrer ela precisa derrotar Shnaider e avançar para a terceira rodada de Roland-Garros 2023. A brasileira busca sua melhor campanha em Grand Slam na carreira.

A saber, o tabu a ser quebrado é: o Brasil ter uma tenista em uma terceira rodada na chave de simples de Grand Slam. Sendo assim, a última vez que uma atleta brasileira chegou na terceira fase de um torneio deste porte foi em 1989, há 34 anos. As responsáveis pelo feito foram Andrea Vieira, conhecida como Dadá Vieira, e Niege Dias, quando as duas tenistas marcaram presença na terceira rodada de Roland-Garros daquele ano.

Desde então as melhores campanhas brasileiras na chave feminina de simples foram de Teliana Pereira, em 2014, 2015 e 2016, e agora com Beatriz Haddad Maia. O confronto diante de Diana Shnaider é inédito no circuito da WTA.

Bia Haddad Maia nas duplas

A brasileira também disputa a chave de duplas de Roland-Garros 2023. Haddad Maia está fazendo parceria com Victoria Azarenka. A saber, as duas já possuem um título jogando juntas. As duas fizeram uma grande partida na estreia do campeonato.

Desse modo, na primeira rodada, a dupla derrotou Tereza Mihalíková/Kaia Kanepi por 6/0 e 6/1, e assim avançaram para a segunda fase do torneio. Agora, Bia Haddad Maia e Azarenka vão enfrentar Jessica Pegula e Cori Gauff, a segunda dupla cabeça de chave de Roland-Garros 2023. O jogo é na sexta-feira (2), mas não possui horário definido ainda.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.