O torneio de Roland-Garros 2023 está a todo vapor e já é histórico para o tênis brasileiro. Neste sentido, um dos grandes destaques é Bia Haddad Maia que está quebrando grandes marcas na carreira. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.

A brasileira está nas oitavas de final de Roland-Garros 2023. Porém, hoje vamos relembrar a trajetória de Bia Haddad nas chaves de simples e duplas do Aberto da França Juvenil. Confira tudo com a gente!

Bia Haddad na época juvenil

A paulista disputou o tour juvenil até o ano de 2014, quando completou 18 anos. Sendo assim, Bia Haddad ganhou diversos campeonatos. Além disso, a brasileira participou dos quatro Grand Slam da categoria, Australian Open, Roland-Garros, Wimbledon e US Open, tanto na chave de simples quanto de duplas.

Como dito anteriormente, hoje vamos contar um pouco das disputas de Bia Haddad na terra batida. A saber, a brasileira disputou três edições do torneio juvenil de Roland-Garros, em 2011, 2012 e 2013.

Bia Haddad em Roland-Garros Juvenil

A primeira vez que a paulista participou do torneio foi e 2011. Desse modo, Bia Haddad jogou as chaves de simples e de duplas, sendo eliminada na rodada inicial das duas disputas.

Na competição individual a brasileira iniciou a trajetória no qualificatório, onde ganhou duas partidas e avançou para a chave principal. Assim, a primeira adversária de Bia Haddad Maia foi Kanami Nishimura, a paulista venceu por 6/3 e 6/2. Logo depois, eliminou Klara Fabikova após fazer um duplo 7/5.

Na chave principal, enfrentou Alison Van Uytvanck, 11ª cabeça de chave, e foi derrotada por 6/3 e 6/1, assim foi eliminada do torneio. Do mesmo modo, na chave de duplas, Bia HaddadMarie Elise Casares, foram superadas por Jovana Jovic e Yuliana Lizarazo por duplo 6/3.

No ano seguinte, a brasileira já iniciou na chave principal e alcançou as oitavas de final de Roland-Garros. Desse modo, Bia Haddad Maia derrotou Pauline Payet por 6/1 e 6/2, e Aliaksandra Sasnovich por 6/2 e 6/4. Mas acabou eliminada após perder para Annika Beck, 2ª cabeça de chave, por 6/2 e 6/4.

Já na chave de duplas, Bia Haddad foi vice-campeã de Roland-Garros. A paulistana e sua parceira Montserrat Gonzalez foram a dupla 6ª cabeça de chave. As duas eliminaram as parcerias de Anna Karolina Schmiedlova/Petra Uberalova e Maria Ines Deheza/Elke Lemmens, por 2 x 0.

Logo depois, eliminaram Francoise Abanda/Sachia Vickery, por 2 x 1, e Eugenie Bouchard/Taylor Townsend, por 2 x 0. Dessa maneira, chegaram a grande final, mas perderam para Daria Saville/Irina Khromacheva por 2 x 1, com parciais de 6/4, 4/6 e [8-10].

Em sua última participação em Roland-Garros Juvenil, em 2013. Bia Haddad chegou de novo nas oitavas de final. Sendo assim, derrotou Theo Gravouil por 6/1 e 6/2. Adiante ganhou de Barbora Krejcikova ao vencer por 3/6, 6/4 e 6/3. Por último, foi eliminada por Belinda Bencic por 2 x 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/1.

Na chave de duplas Bia Haddad foi novamente vice-campeã. A paulista jogou com Domenica Gonzalez e derrotaram Anett Kontaveit/Petra Uberalova e Ilka Csoregi/Gabriela Pantuckova por 2 x 1. Nas quartas de final eliminaram Belinda Bencic/Antonia Lottner, a dupla 1ª cabeça de chave, por 6/2 e 7/5.

Na semifinal triunfaram sobre Alice Matteucci/Nina Stojanovic por 2 x 1 com parciais de 7/5, 6/7 (6) e [10-7]. Na grande final perderam para Barbora Krejcikova e Ekaterina Siniakova, 2ª cabeça de chave, por 7/5 e 6/2.

Curiosidades de Bia Haddad em Roland-Garros Juvenil

As trajetórias da brasileira no torneio parisiense tiveram algumas semelhanças curiosas. Confira algumas:

  • Nas edições de 2012 e 2013 Bia Haddad foi eliminada pelas tenistas que se tornariam campeãs do torneio. Annika Beck, em 2012, e Belinda Bencic, em 2013.
  • Tanto Annika Beck quanto Belinda Bencic eram as 2ª cabeças de chave nas chaves de simples.
  • As vitórias na 1ª rodada de 2012 e 2013 foram pelo mesmo placar por 6/1 e 6/2
  • Nas campanhas de duplas de 2012 e 2013 eliminaram as principais favoritas e perderam a decisão para a dupla número dois.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.