A Copa Davis voltou com tudo neste sábado (16), já colocando emoções para o fã do tênis no início do dia. O principal torneio entre seleções do mundo do tênis está com a disputa das eliminatórias e o Finals de 2023. Neste sentido, o Brasil encara a Dinamarca neste fim de semana pelo play-off da competição.

Sendo assim, após uma grande sexta-feira para equipe brasileira com as vitórias de Thiago Monteiro e Thiago Wild, o sábado começou com Rafael Matos e Felipe Meligeni representando o país nas duplas. Confira!

Como funciona a Copa Davis e o Brasil no torneio

O torneio reúne os tenistas profissionais para competir representando seu país. Sendo assim, a atmosfera passa a ser diferente, o que torna a Copa Davis única. A responsável por gerir a disputa é a  Federação Internacional de Tênis (ITF), e o sistema é composto por fase de grupos e eliminação direta.

A Copa Davis é dividida em Finals, Qualificatório, Grupo Mundial I, II, III, IV e V. As seleções dos grupos V a II sempre tentam subir um nível, já as equipes que disputam o Grupo Mundial I buscam a vaga na rodada qualificatória, a qual permite chegar no Finals. Desse modo, a competição é disputada em várias datas ao longo do ano.

O Brasil compõe o Grupo Mundial I. Sendo assim, disputou os play-offs, onde derrotou a China por 4 x 0, em fevereiro. Com o triunfo, a seleção avançou para as eliminatórias do Grupo I, que estão sendo disputadas entre os dias 15 e 17 de setembro.

Nesta rodada, o Brasil enfrenta a Dinamarca, e se vencer se classifica para a fase qualificatória da Copa Davis 2024. O confronto é composto por quatro jogos de simples e um de duplas, onde a seleção que ganhar três partida vence o duelo.

Rafael Matos e Felipe Meligeni são sólidos nos momentos importantes e triunfam

A dupla brasileira disputou a terceira partida em Copa Davis, a estreia foi contra Portugal, em 2022. O primeiro jogo do dia diante do time da Dinamarca foi muito equilibrado e decidido no detalhe. Dessa maneira, Rafael Matos e Felipe Meligeni ganharam de Christian Sigsgaard e Johannes Ingildsen por 2 x 1, com parciais de 6/7 (5), 7/5 e 7/6 (5), em mais de 3h de partida. 

O set inicial do jogo foi marcado por não ter tido chances de quebras para nenhuma das parcerias. Assim, foi necessário o tie-break para ser definir a dupla que sairia na frente. No desempate, Matos e Meligeni iniciaram bem e abriram 3 x 1, mas Sigsgaard/Ingildsen anotaram três pontos seguidos e viraram o marcador, 3 x 4.

Logo depois, as duas duplas pontuaram e a parceria dinamarquesa chegou ao set point. Assim, na primeira oportunidade sacando para sair na frente do marcador, Sigsgaard e Ingildsen fizeram o ponto e fecharam o game em 7 x 5, e a parcial em 7/6. 

Por outro lado, o segundo set foi marcado pelas quebras de serviço das duas duplas. Rafael Matos e Felipe Meligeni abriram 4 x 1, com uma quebra de vantagem, mas os dinamarqueses reagiram e empataram em 5 x 5. Logo depois, no 12º game, os brasileiros quebraram o serviço de Sigsgaard/Ingildsen pela segunda vez e ganharam a parcial por 7/5, empatando a partida. 

O último set do jogo manteve a tônica da parcial anterior, as quebras entre as duplas. Desse modo, Rafael Matos e Felipe Meligeni abriram 3 x 0, mas a dupla da Dinamarca reagiu e empatou a parcial. Adiante, mesmo pressionados, as duas duplas confirmaram os saques e o jogo precisou do tie-break para ter o vencedor.

No desempate, os brasileiros começaram com tudo e saíram ganhando por 5 x 1 depois de fazerem dois pontos no saque de Sigsgaard/Ingildsen. Os dinamarqueses esboçaram uma reação após uma troca de pontos, 5 x 6. Entretanto, Matos e Meligeni aproveitaram a primeira chance de fechar a partida sacando, assim anotaram o ponto e triunfaram no game por 7 x 5, e fecharam a parcial em 7/6.

As duas últimas partidas do duelo entre Brasil x Dinamarca na Copa Davis 2023

A primeira partida do dia marcou a classificação do Brasil para a fase classificatória da Copa Davis 2024. Já que a vitória de Rafael Matos/Felipe Meligeni sobre Christian Sigsgaard e Johannes Ingildsen marcou o terceiro ponto da equipe no duelo. 

Desse modo, as duas partidas de simples restantes do confronto se tornaram opcionais, já que a Dinamarca só poderia fazer dois pontos. Sendo assim, se os capitães decidirem por realizá-las, Elmer Moeller enfrenta Marcelo Demoliner e August Holmgren duela com Thiago Monteiro ainda neste sábado (16).

A equipe brasileira para o duelo foi formada por: Thiago MonteiroThiago WildFelipe MeligeniRafael Matos e Marcelo Demoliner e o capitão do Brasil na Copa Davis Jaime Oncins. Do mesmo modo, o elenco nórdico foi composto por: Holger Rune, Elmer Moeller, August Holmgren, Christian Sigsgaard e Johannes Ingildsen e o capitão Frederik Nielsena.