Na segunda-feira (3) vai começar a chave principal do único Grand Slam disputado na grama, Wimbledon 2023. As desejadas finais estão marcadas para os dias 15 e 16 de junho. Por outro lado, o qualificatório já começou e vai até o fim de semana.
O torneio inglês é o campeonato de tênis mais antigo do mundo, disputado desde 1877. Sendo assim, para os torcedores brasileiros, as boas memorias de Wimbledon são os títulos de Maria Esther Bueno, e depois de Marcelo Melo. Além disso, outras grandes histórias de tenistas que nos representaram.
Neste sentido, Wimbledon 2023 não será diferente e contará com grandes tenistas brasileiros, alguns já até sabem suas chaves. Confira todos os atletas nacionais que disputarão o torneio na grama sagrada inglesa.
Over the generations, we've witnessed iconic rivalries, triumphant feats and heroic defeats.
But while the names may change, the drama remains.
New storylines await us, and #Wimbledon will once again be Always Like Never Before ✨
— Wimbledon (@Wimbledon) June 12, 2023
Brasileiros na chave de Simples de Wimbledon 2023
O país conta com seis representantes de simples no torneio, três em cada modalidade. Sendo assim, Thiago Monteiro, na chave principal, Thiago Wild e Felipe Meligeni Alves, ambos no qualificatório, são os competidores da chave masculina. Assim também, na chave feminina, Beatriz Haddad Maia, na chave principal, Carolina Meligeni Alves e Laura Pigossi, na fase prévia, são as atletas do país.
Simples Masculino
O qualificatório da disputa masculina está com tudo. Assim, os dois brasileiros estrearam com triunfos e agora só precisam vencer duas partidas para alcançar a chave principal de Wimbledon 2023. Em contrapartida, a chave principal ainda não foi sorteada, assim Thiago Monteiro ainda não sabe com quem jogará.
Thiago Wild iniciou o torneio na grama contra Jelle Sels, do Países Baixos. O paranaense jogou muito bem e triunfou por duplo 6/4 e avançou para a segunda rodada. O segundo rival é Pierre-Hugues Herbert, os dois jogarão nesta quarta-feira (28). Se avançar, na última rodada da fase prévia, pode enfrentar Rinky Higikata, 9º cabeça de chave do qualificatório, ou Marcelo Tomas Barrios Vera, do Chile.
Já Felipe Meligeni começou Wimbledon 2023 contra Vasek Pospsil, ex-top 30 da ATP, e venceu por 6/2 e 7/6 (2). Na segunda rodada jogará com Pablo Cuevas, ex-top 20, também nesta quarta-feira (28). Se ganhar novamente, disputa a vaga na chave principal com quem vencer o confronto entre Radu Albot x Johannus Monday.
Excelente resultado de Felipe Meligeni na primeira rodada do qualificatório de Wimbledon.
Brasileiro segue embalado, passou por Vasek Pospisil em sets diretos e agora aguarda Egor Gerasimov ou Pablo Cuevas. pic.twitter.com/ewbdSni2WI
— Marcela Linhares (@ma__linharess) June 26, 2023
Simples feminino
Carolina Meligeni Alves e Laura Pigossi, as duas representantes brasileiras no qualificatório, conheceram o caminho para chegar a chave principal. Porém, foram eliminadas. Dessa maneira, Beatriz Haddad Maia, que vai ser cabeça de chave do torneio, vai ser a única brasileira na disputa de simples. Assim, como Monteiro, Bia Haddad ainda não teve a sua chave divulgada.
Carolina, que disputou Wimbledon pela primeira vez, foi derrotada por Lucrezia Stefanini, 18º cabeça de chave, com parciais de 6/1 e 6/2. Dessa maneira, Meligeni foi eliminada na primeira rodada do qualificatório. Já Stefanini vai encarar Priscilla Hon na segunda rodada da fase prévia. Em uma terceira rodada a rival seria: Kayla Day ou Su-Wei Hsieh.
Já Laura Pigossi perdeu de virada para a experiente Vera Zvonareva, ex-top 2 do ranking da WTA. A brasileira foi superada por 2 x 1, com parciais de 5/7, 7/6 (5) e 6/2. Na sequencia da competição Zvonareva joga com a vencedora de Darja Semenistaja x Marie Benoit. Caso chegue a última rodada da fase prévia, a russa confronta a Greet Minnen ou Robin Montgomery, que se enfrentam na segunda fase do qualificatório.
Brasileiros nas chaves de duplas de Wimbledon 2023
A disputa de duplas também não possui chaveamento ainda. Porém, as parcerias que vão disputar o torneio já foram divulgadas. O Brasil será representado em duplas por cinco tenistas, três no masculino e duas no feminino.
Na chave masculina, Marcelo Melo e Rafael Matos vão manter suas parcerias. Melo jogará com John Peers, e Matos com Francisco Cabral. Já Marcelo Demoliner vai jogar com Matwe Middelkoop. A saber, Marcelo Melo e John Peers conquistaram o primeiro trofeu juntos recetemente.
Já no feminino, Beatriz Haddad Maia e Victoria Azarenka reeditam a dupla de Roland-Garros e do WTA 1000 de Madrid 2023. Assim também, Luísa Stefani vai jogar novamente com Caroline Garcia, as duas conquistaram o WTA 500 de Berlim.
Marcelo Melo, ao lado de John Peers, conquistou o título de Halle!
Terceira vez que o mineiro conquista o título alemão e a primeira ao lado do australiano.
Anotaram 7/6, 3/6 e 10 a 6 contra Bolelli/Vavassori.#TenisNaESPN #ESPNnoStarplus https://t.co/vDcQAzvZv9
— Marcela Linhares (@ma__linharess) June 25, 2023
Brasil na chave juvenil de Wimbledon 2023
O país também vai ter tenista disputando as chaves de simples e duplas no juvenil. A modalidade não possuem chaves definidas ainda, mas já possuem inscritos. Desse modo, João Fonseca jogará o seu terceiro Grand Slam seguido.