O Brasil terá três representantes buscando o troféu do primeiro Grand Slam da temporada. A dupla formada por Luísa Stefani e Rafael Matos fazem a final da categoria de duplas mistas. Do mesmo modo, Ymanitu Silva decide o título da categoria de duplas do Quad Wheelchair.

Luísa Stefani e Rafael Matos buscam o primeiro troféu juntos

A dupla brasileira está embalada e jogando de forma muito dominante neste Australian Open 2023. Os dois cederam apenas um set em todo o torneio e hoje vão em busca de conquistar o primeiro título de Grand Slam de duplas 100% brasileiro da história. A partida será hoje, na Rod Laver Arena e está marcada para às 22h (horário de Brasília). A decisão é contra Sania Mirza e Rohan Bopanna, os dois são indianos.

Na primeira rodada Stefani e Matos derrotaram Zhizhen Zhang e Xinyun Han, da China, por 6/2 e 6/0. Logo depois, eliminaram Bethanie Mattek-Sands e Mate Pavić com um duplo 6/4. Nas quartas de final e na semifinal os brasileiros venceram duas duplas australianas. Primeiramente, foram algozes de Lizette Cabrera e John-Patrick Smith, 6/3 e 6/4. Em seguida, de Olivia Gadecki e Marc Polmans por 2 x 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 11/9. 

A campanha até a decisão foi marcada pela energia e a conexão da dupla. Alguns pontos fortes na campanha é o serviço da dupla, os dois foram quebrados apenas três vezes. Por outro lado, quebraram o saque dos rivais 13 vezes. Além disso, o aproveitamento de saque e os pontos ganhos com eles superam 70%. Outra curiosidade é que Stefani e Matos estão invictos após 6 jogos, dois  triunfos na United Cup 2023 e quatro no Australian Open.

Ymanitu Silva busca o primeiro troféu de Grand Slam

O tenista brasileiro chega a sua terceira decisão de Grand Slam da carreira, as outras duas foram em Roland-Garros, em 2019 e 2022. A categoria disputada por Silva é a Quad Wheelchair, na qual o atleta também possui deficiência em pelo menos um membro superior.

Neste Australian Open o parceiro do brasileiro é o sul-africano Donald Ramphadi. Os dois venceram David Wagner e Andy Lapthorne por 7/5 e 6/3. Dessa maneira, se qualificaram para disputar o troféu contra a dupla Sam Schroder e Niels Vink, os dois são holandeses. A grande decisão é nesta sexta-feira (27) e não começa antes de 1h (horário de Brasília).

Alguns números de Silva e Ramphadi são: 70% de aproveitamento do saque e 59% de pontos ganhos no primeiro serviço. Os dois realizaram cinco winners, cometeram quatro erros não forçados. Além disso, quebraram o saque rival sete vezes e cederam apenas cinco.

Foto Destaque: Divulgação/Esportelândia