A torcida brasileira pode continuar empolgada com o desempenho dos tenistas do país no Pan-Americano de Santiago, no Chile. Os atletas estão mostrando toda a garra e talento que possuem no saibro chileno. A saber, os dois finalistas do Pan vão se classificar para a Olímpiada de Paris 2024.

Logo depois de um dia 100% de vitórias brasileiras, o Brasil se aproximou ainda mais de ter dois representantes na Olímpiada de Paris 2024. O motivo foi que Laura Pigossi e Gustavo Heide jogaram muito bem e avançaram para a semifinal da chave de simples do Pan-Americano 2023. Confira!

Time Brasil arrasa nas chaves do Pan-Americano 2023

O esquadrão de tenistas do Brasil no Pan-Americano possui seis tenistas. Dessa maneira, o Centro de Esportes de Raquete, em Ñuñoa, está pegando o fogo nas partidas dos brasileiros. Todas as chaves do Pan-Americano 2023: simples e duplas, feminina e masculina, e um torneio de duplas mistas, estão com tenistas do país.

A competição é em formato eliminatório, assim quem for vencendo vai continuar no Pan. Na disputa de simples dois brasileiros estão na semifinal, Laura Pigossi e Gustavo Heide. Do mesmo modo, todas as duplas se classificaram para a semifinal do Pan-Americano 2023. Thiago Monteiro ainda vai jogar sua rodada das quartas de final.

Laura Pigossi se sobressai e afasta zebra em Santiago

Depois de passar pelas duas rodadas iniciais do Pan-Americano 20023, contra Valentina Cruz, e Lucciana Pérez Alarcón, do Peru, Pigossi espantou a zebra nas quartas de final. Dessa maneira, a brasileira derrotou Jamie Loeb, do Estados Unidos, por 2 x 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/1, em 2h25 de partida.

O primeiro set do jogo foi muito parelho e decidido na reta final, com Laura Pigossi crescendo e se sobressaindo. As duas tenistas trocaram uma quebra de serviço no início da parcial e depois empataram em 5 x 5. No 12º game, a brasileira quebrou pela segunda vez e fechou em 7/5.

Na segunda parcial, Loeb começou voando e abriu 3 x 0, mas Pigossi reagiu e empatou. Porém, a estadunidense quebrou novamente e ganhou o set por 4/6, para levar o jogo para a última parcial. Na etapa decisiva, Laura Pigossi subiu o nível e atropelou a rival por 6/1 e se credenciou para a semifinal do Pan-Americano 2023.

Após a partida, a brasileira avaliou o seu desempenho e destacou a sua atitude em quadra. Laura Pigossi também pontuou a variação da estratégia contra a adversária. A saber, uma das adversidades e Nuñoa é a altitude:

O jogo de hoje foi um ótimo nível. No terceiro set consegui subir um pouco mais e acho que pegou um pouco ela de surpresa. Gostei bastante da minha atitude de ficar no jogo, soube estar nele nos momentos importantes. No terceiro set fui mais agressiva, empurrei ela jogando pesado e abrindo a quadra e isso fez a diferença”.

Gustavo Heide passa por ex-líder do juvenil

O tenista paulista, 252º colocado do ranking da ATP, está voando no seu primeiro Pan-Americano. O 6º cabeça de chave do campeonato já eliminou Roberto Cid, da República Dominicana e Justin Boulais, do Canadá.

Nesta sexta-feira (27), Gustavo Heide eliminou Daniel Vallejo, do Paraguai, ex-líder do ranking juvenil e prodígio do esporte. O brasileiro triunfou por duplo 6/3 e 6/4, em 1h30 de disputa. O próximo rival sai djo confronto entre Alejandro Tabilo, do Chile, e Daniel Vallejo, do Paraguai. A saber, o chileno é o terceiro cabeça de chave do Pan-Americano 2023.

Na primeira parcial foi dominada por Heide, que aproveitou duas chances de quebra que criou e não foi ameaçado no seu saque, assim fez 6/3. A dinâmica no segundo set foi o equilíbrio, com apenas uma quebra na disputa. Novamente, Heide se sobressaiu e passou e triunfou por 6/4.

A agenda dos brasileiros no Pan-Americano 2023

Nesta sexta-feira, Carolina Meligeni também entrou em quadra, mas acabou eliminada nas quartas de final por Maria Lourdes Carlé, da Argentina. Depois de muita luta e um jogo extremamente equilibrado na primeira, Meligeni foi dominada no set decisivo. Sendo assim, acabou perdendo por 7/6 (5) e 6/1.

Dessa maneira, os próximos jogos de simples do Brasil no Pan-Americano são, Laura Pigossi x Julia Riera, da Argentina, que se enfrentam neste sábado (28). Já Gustavo Heide espera se adversário na semifinal, que sai do confronto entre Facundo Díaz Acosta, da Argentina, e Ernesto Escobedo, do México.

Ainda nesta sexta-feira, Thiago Monteiro vai encarar Facundo Bagnis, da Argentina, por uma vaga na semifinal. Nas duplas femininas, Laura Pigossi/Luisa Stefani jogam contra Alexa Guarachi/Fernanda Labraña, do Chile.Na chave masculina, Heide e Marcelo Demoliner encaram Nick Hardt/Roberto Cid, da República Dominica.

Fechando o dia brasileiro nas quadras chilenas, a parceria entre Marcelo Demoliner e Luisa Stefani vão jogar contra os argentinos Marina Capurro e Facundo Dias Acosta. Quem vencer o duelo vai estar na final da chave de duplas mistas do Pan-Amvricano 2023.