No domingo (28) vai começar a chave principal do principal torneio disputado no saibro, Roland-Garros 2023. A grande decisão está marcada para o dia 11 de junho. O torneio promete grandes histórias para esta edição. Além disso, temos brasileiros em quase todas as chaves de Roland-Garros.

O torneio francês tem um lugar especial no coração do torcedor brasileiro, seja pelos três títulos de Guga, ou outras grandes histórias de tenistas que nos representaram. Neste sentido, Roland-Garros 2023 não será diferente e contará com grandes tenistas brasileiros, alguns já até sabem suas chaves. Confira todos os atletas nacionais que disputarão o torneio parisiense.

Brasileiros na chave de Simples de Roland-Garros 2023

O país conta com seis representantes de simples no torneio, três em cada modalidade. Sendo assim, Thiago Monteiro, na chave principal, Thiago Wild e Felipe Meligeni Alves, ambos no qualificatório, são os competidores da chave masculina. Por outro lado, na chave feminina, Beatriz Haddad Maia, chave principal, Carolina Meligeni Alves e Laura Pigossi, na fase prévia, são as atletas do país.

Simples Masculino

Dessa maneira, dois brasileiros já sabem a trajetória a se percorrer para alcançar a chave principal de Roland-Garros 2023: Felipe Meligeni Alves e Thiago Wild. Em contrapartida, a chave principal ainda não foi sorteada, assim Thiago Monteiro ainda não sabe com quem jogará.

O primeiro citado iniciará sua campanha no quali contra Tung-Lin Wu, de Taiwan. Se avançar, o sobrinho de Fernando Meligeni, jogará com o vencedor de Marcelo Tomas Barrios Vera x Jozef Kovalík, logo depois, na última rodada da fase prévia, pode enfrentar Otto Virtanen, Antoine Escoffier, Timofey Skatov ou Gabriel Diallo.

Wild começou Roland-Garros 2023 com vitória. O tenistas venceu Antoine Bellier por 7/6 (1) e 6/1. Desse modo, na segunda rodada joga com o vencedor de Ričardas Berankis x Raul Brancaccio. Se triunfar novamente joga contra: Zsombor Piros, Dominik Koepfer, Federico Delbonis ou Nicolás Mejía.

Simples feminino

Do mesmo modo, duas tenistas brasileiras já conhecem o caminho para chegar a chave principal: Carolina Meligeni Alves e Laura Pigossi. A saber, Beatriz Haddad Maia, que vai ser cabeça de chave do torneio, ainda não teve a chave divulgada.

Carolina derrotou Eva Lys por 2 x 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3. Dessa maneira, a irmã de Felipe Meligeni vai encarar Fiona Ferro na segunda rodada do qualificatório. Em uma terceira roddada a rival seria: Jaimee Fourlis, Caroline Dolehide ou María Lourdes Carlé. Essa é a primeira participação de Carolina Meligeni em Roland-Garros.

Assim também, Laura Pigossi ganhou na primeira rodada do qualificatório. A brasileira fez 6/1 e 6/3 em Olga Govortsova. Assim, sua segunda rival é Noma Akugue Noha. Caso chegue a última rodada da fase prévia, Pigossi jogará com a vencedora de Elizabeth Mandlik x Arina Rodionova. Assim, como Carolina Meligeni, Laura está participando pela primeira vez do Aberto da França.

Brasileiros nas chaves de duplas de Roland-Garros 2023

A disputa de duplas não possui qualificatório. Dessa maneira, as chaves masculinas e femininas já começam na fase principal. Assim como a disputa de simples, os duplistas não conhecem o chaveamento ainda. Porém, já possuem parceiros para a competição.

Desse modo, o Brasil será representado em duplas por sete tenistas. Sendo assim, na chave masculina, Marcelo Melo joga com John Peers, Marcelo Demoliner com Andrea Vavassori, Rafael Matos faz dupla com Francisco Cabral e Thiago Monteiro se junta a Juan Pablo Varillas.

Já na chave feminina, Beatriz Haddad Maia repete a dupla com Victoria Azarenka. A saber, as duas ganharam o WTA 1000 de Madrid 2023. Outra que repetirá a parceria é Luísa Stefani, ela jogará com Gabriela Dabrowski. Por último, Ingrid Martins joga com  Iryna Shymanovich.

Brasileiro na chave juvenil de Roland-Garros 2023

O país também vai ter tenista disputando as chaves de simples e duplas no juvenil. A modalidade não possuem chaves definidas ainda, mas já possuem inscritos. Desse modo, João Fonseca jogará o  torneio pela primeira vez na história.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.