O tênis é uma das modalidades esportivas presentes no Pan-Americano, o principal evento poliesportivo entre seleções do continente americano. O torneio também serve como preparativo para a Olímpiada de Paris 2024, inclusive classificando dois tenistas para a competição mundial.
Neste sentido, o Brasil é uma das delegações representadas no esporte da bolinha amarela, com seis atletas. Uma dessas atletas é Carolina Meligeni, que disputa a chave de simples do Pan-Americano 2023, a brasileira está jogando muito bem e já conseguiu outro grande resultado para o país. Confira!
Ela habla y habla!!! https://t.co/Ut94cGfwwK
— CBT (@cbtenis) October 25, 2023
Carolina Meligeni no Pan-Americano 2023
A competição de tênis nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, está sendo disputada Centro de Esportes de Raquete, em Ñuñoa. Serão jogadas cinco chaves: simples e duplas, feminina e masculina, e um torneio de duplas mistas. O formato de disputa é eliminatório, ou seja quem vencer continua na competição.
Como dito anteriormente, uma das representantes do Brasil é Carolina Meligeni, 6ª cabeça de chave do torneio. A tenista campineira estreou na competição derrotando Daniela Aguillar, de El Salvador, por duplo 6/0. Já nesta quarta-feira (25), Meligeni avançou para as quartas de final do Pan-Americano 2023.
Carol Meligeni ?? vence ??boliviana Noelia Zeballos 64 62 e avança pras 4as do tênis
Lembrando que os finalistas de simples do Pan ganham vaga olímpica. Eles precisar estar no top-400 em junho para confirmar a vaga pic.twitter.com/eQ6N4KBwOK
— Os Olímpicos (@osolimpicos) October 25, 2023
Carolina Meligeni se mantêm sólida e avança no Pan
A tenista disputa o seu segundo Pan-Americano, no ano de 2019, em Lima, a brasileira foi quarta colocada na simples e bronze nas duplas, ao lado de Luisa Stefani. Nesta edição, após uma estreia arrasadora, Carolina Meligeni encarou Noélia Zeballos, da Bolívia, pelas oitavas de final e triunfou com parciais de 6/4 e 6/3, em quase 1h25 de partida.
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio e as quebras de saque. Desse modo, as duas tenistas começaram trocando quebras de serviços e a parcial ficou 3 x 3. Porém, no 10º game, Carolina Meligeni realizou um lindo lobby para quebrar Zeballos pelas segunda vez e sair na frente, 6/4.
A segunda parcial foi dominada pela brasileira que abriu 5 x 1 após duas quebras. Entretanto, quando sacou para a vitória, Meligeni foi quebrada, mas em seguida devolveu ela, concretizando seu triunfo por 6/2. Assim, se credenciou para as quartas-de-final, onde vai enfrentar Maria Lourdes Carlé, da Argentina.
Depois da classificação, Carolina Meligeni avaliou seu desempenho e cravou o seu objetivo no Pan-Americano 2023. A saber, a partida diante de Carlé ainda não possui data e horário definidos.
Foi um jogo difícil, a Noelia é muito boa jogadora, já tinha enfrentado ela, mas acho que só nas duplas, mas consegui colocar em prática o que venho treinando fora das quadras. Eu Vim para cá com uma meta bem clara, que é o de conquistar uma medalha e a classificação para os Jogos Olímpicos, e estou viva em busca desses objetivos”.
Ver essa foto no Instagram
Thiago Monteiro também triunfa
Um dos representantes brasileiros na chave de simples masculina é Thiago Monteiro, quarto melhor classificado no Pan-Americano 2023. O cearense conseguiu sua vaga nas quartas de final da competição depois de derrotar Gonzalo Lama, do Chile, por 6/3 e 6/4, em mais de 1h40 de partida.
Thiago Monteiro jogou muito bem diante do rival, que contava com o apoio da torcida. No primeiro set, o brasileiro aproveitou a única chance de quebra que teve na parcial e anotou um 6/3, em 41 minutos.
A segunda parte do jogo, o cearense criou várias chances de quebras, mas só concretizou ela no 9º game, 5 x 4. Em seguida, confirmou o seu saque e fechou o set em 6/4. Após a vitória, Thiago Monteiro analisou o resultado:
Houve momentos complicados no jogo, mas o tempo todo eu sabia o que eu estava fazendo, estava bem concentrado. E eu gosto de jogar nesse clima, com torcida. E tinha torcida para os dois, porque tinha muito brasileiro também”.
.@dThiagoMonteiro vence 63 64 Gonzalo Lama CHI e também avança para as 4as do tênis no Pan
— Os Olímpicos (@osolimpicos) October 25, 2023
Os outros representantes do Brasil no Pan-Americano 2023
A quinta-feira (26) marca a participação dos outros representantes do Brasil na chave de simples. Dessa maneira, Laura Pigossi, principal jogadora do Pan-Americano 2023, vai jogar com Lucciana Perez, do Peru. Já na chave masculina, Gustavo Heide vai encarar Justin Boulais, do Canadá. Assim também, as duplas podem estrear nesta quinta-feira.
Não antes das 18h
L. Stefani ??/M. Demoliner ?? x R. Marino ??/J. Boulais ?? OU N. Espinal??/A. Obando??— CBT (@cbtenis) October 25, 2023